Respondendo ao islã

Porquê o Alcorão não pode ser considerado completamente inspirado e preservado

Por Cornelius

Prezado amigo Muçulmano,

A literatura Muçulmana contemporânea comumente se orgulha de duas coisas:

1. O Alcorão que eles possuem hoje é, letra por letra, o mesmo Alcorão que Muhammad (Mohamed, Maomé) recitou.

2. O Alcorão é de origem divina.

Essas afirmações são exemplificadas pelas seguintes citações:

“O Sagrado Alcorão é o milagre vivo concedido por Allah ao Profeta, e esse livro de Allah foi-lhe revelado através do espírito santo (Gabriel), e hoje 1400 anos já se passaram e ninguém foi capaz de mudar uma só letra ou produzir uma imitação dele, tal como o Alcorão diz (Veja Sura Hijr 15:9)”.[1]

“O Alcorão é a palavra literal de Deus que Ele revelou ao Seu Profeta Muhammad através do Anjo Gabriel. Foi memorizado por Muhammad, o qual o ditou a seus Companheiros. Eles, em retorno, o memorizaram, escreveram e revisaram-no com o Profeta Muhammad. Além disso, o Profeta Muhammad revisou o Alcorão com o Anjo Gabrel uma vez por ano e duas vezes no último ano de sua vida. Do tempo em que o Alcorão foi revelado até o dia atual, houve um gigantesco número de Muçulmanos que memorizaram todo o Alcorão, letra por letra. Alguns deles foram capazes de memorizá-lo aos dez anos de idade. Nenhuma só letra do alcorão mudou ao longo dos séculos.”[2]

Essas afirmações são oriundas do próprio Alcorão:

1.      A afirmação de preservação é encontrada na Sura 15:9

Sura 15:9 (Nasr): “Por certo, Nós fizemos descer o Alcorão e, por certo, dele somos Custódios.”

2.      Os Muçulmanos dizem que ninguém pode fazer uma sura como as suras do Alcorão. Segundo Muçulmanos modernos, e o próprio Alcorão, essa é a “prova” de que o Alcorão é de origem divina.

Sura 2:23 (Nasr): “E, se estais em dúvida acerca do que fizemos descer sobre Nosso servo, fazei vir uma sura igual à dele, e convocai vossas testemunhas, em vez de Allah, se sois verídicos.”

É muito importante para os Muçulmanos seguirem um Alcorão completo. Se um Muçulmano rejeita qualquer verso ou “Ayat” do Alcorão, então, segundo o Alcorão, eles trazem sobre si uma terrível maldição.

Sura 3:3-4 (Nasr): “Ele fez descer sobre ti o Livro, com a verdade, para confirmar o que havia antes dele. E fizera descer a Tora e o Evangelho, antes, como orientação para a humanidade; e fez descer Al Furqan. Por certo, os que renegam os sinais de Allah terão veemente castigo. E Allah é Todo-Poderoso, Possuidor de vindita.”

A palavra traduzida por “sinais” é بِـَٔايَـٰتِ   “biayat” e pode ser entendida como “os versos”.

O que se segue é um aviso de que, segundo o Alcorão, muitos Muçulmanos modernos serão amaldiçoados porque estão rejeitando não apenas alguns versos, mas duas suras inteiras!

É bem conhecido entre os estudiosos Islâmicos que Ubai Ibn Ka’b teve uma compilação do Alcorão que era diferente da versão atual e que foi compilada pela primeira vez por Zaid Ibn Thabit. Dentre as diferenças que conhecemos entre os Alcorões de Zaid e Ubai, estava o fato de que o Alcorão de Ubai tinha duas suras a mais, al-Hafd e al-Khal’. (Para mais sobre isso, veja as-Suyuti, Al-Itqan fii Ulum al-Qur’an, ou leia o livro de Gilchrist Jam’ Al-Qur’an, Capítulo 3, páginas 72-78 e também Surata al-Hafd e al-Khal’).

Este problema é reconhecido por Umar na Hadith. Em Sahih Bukhari, Vol. VI, #527, Umar notou que, apesar do fato de que Ubai tenha sido chamado de o melhor dos recitadores do alcorão por Muhammad, duas Surahs do Alcorão de Ubai não foram inseridas no codex de Zaid. Após perceber o problema, Umar tentou dar uma justificativa.

Sahih Bukhari, Vol. VI, #527 “Narrou Ibn Abbas: ‘Umar disse: “Ubai era o melhor de nós na recitação (do alcorão), não obstante deixemos de fora algo que ele recita.” Ubai disse, “Eu recebi assim da boca do Apóstolo de Allah e não deixarei por nada.” Mas, Allah disse: “Qualaquer versículo que ab-roguemos ou façamos esquecer, faremos chegar um melhor ou igual a ele.”

A tentativa de Umar de explicar a rejeição das Suras do codex do alcorão de Ubai referindo-se a essas suras como tendo sido ab-rogadas possui diversos problemas:

i.                     Ao dizer que as suras foram ab-rogadas, Umar admite que vez elas foram parte do Alcorão.

ii.                   Dificilmente alguém pode se referir a essas passagens como “perdidas” ou “esquecidas”, já que Ubai, Umar e muitos outros as conheciam. O codex do Alcorão de Ubai era a versão padrão usada na Síria antes de Omar (também conhecido como Othman, Uthman, Oman, etc. Enfim, o terceiro califa) ordenar que todos os manuscritos que não estivem em acordo com o compilado por Zaid deveriam ser queimados. Muitos ainda hoje conhecem as suras de Ubai! Essas suras não se perderam, elas foram REJEITADAS pelos líderes Muçulmanos! Segundo a Surah 3:3-4, esses líderes trouxeram um terrível destino sobre si e seus seguidores.

iii.                  As suras não foram ab-rogadas por Allah, elas foram ab-rogadas por Zaid e por aqueles que escolheram seu texto.

iv.                 O Alcorão promete que coisas ab-rogadas ou esquecidas serão substituídas por Allah por algo similar ou melhor (Surah 2:106). Como isso pode ser possível após Muhammad já ter falecido?

v.                   Zaid e cia. Deveriam ter aceito as surah de Ubai mesmo que apenas Ubai as tivesse, já que aceitaram porções que foram encontradas apenas com Abi Khuzaima Al-Ansari (Bukhari, Vol. VI, #509, #510), e as credenciais de Ubai eram muito maiores que as de Khuzaima bin Thabit Al-Ansari.
Sahih Bukhari, Volume 6, Livro 61, Hadith 510: Narrou Anas bin Malik: “Hudhaifa bin Al-Yaman veio a Uthman no tempo em que o povo de Sham e o povo do Iraque travando guerra para conquistar a Armínia e Adarbijão (Adharbijan). Hudhaifa temia por suas (o povo de Sham e Iraque) diferenças na recitação do Alcorão, então ele disse a ‘Uthman, “Ó, chefe dos Crentes! Salve esta nação antes que divirjam sobre o Livro (Alcorão) como os Judeus e Cristãos divergiram antes.” Então ‘Uthman enviou mensagem a Hafsa dizendo, “Nos envie os manuscritos do Alcorão para que possamos compilar os materiais Alcorânicos em cópias perfeitas e, assim, retornaremos as cópias para vocês.” Hafsa os enviou a ‘Uthman. ‘Uthman, então, ordenou Zaid bin Thabit, ‘Abdullah bin Az-Zubair, Said bin Al-As e ‘AbdurRahman bin Harith bin Hisham para reescreveram os manuscritos em cópias perfeitas. ‘Uthman disse aos três Curaixitas, “Em caso de desacordo com Zaid bin Thabit em algum ponto sobre o Alcorão, escreva isso no dialeto dos Curaixitas, já que o Alcorão foi revelado na língua deles.” Eles assim o fizeram, e quando já haviam escrito muitas cópias, ‘Uthman retornou os manuscritos originais a Hafsa. ‘Uthman enviou a cada província Muçulmana uma cópia do que copiaram, e ordenou que todos os outros materiais Alcorânicos, quer fossem fragmentos de manuscritos ou fossem cópias completas, fossem queimados. Zaib bin Thabit acrescentou, “Um verso  da Surat Ahzab foi esquecido por mim quando copiamos o Alcorão e eu costumada ouvi-lo ser recitado pelo Apóstolo de Allah. Então nós o procuramos e o encontramos com Khuzaima bin Thabit Al-Ansari. (Esse verso era): “Dentre os crentes, há homens que cumpriram o que haviam pactuado com Allah. (33:23)”

Se alguém é obstinado em dizer que duas suras adicionais do Alcorão de Ubai não pertencem ao Alcorão, então o Alcorão não pode ser considerado inspirado, já que há duas suras como as do Alcorão, mas que não pertencem a ele.

De fato, as duas surahs são parecidas demais com o restante do Alcorão “sabotado” contra Ubai Ibn Ka’b, aquele que Muhammad disse ser o maior recitador do Alcorão e aquele a quem Allah instruiu Muhammad a recitá-lo.

Sahih Muslim, Livro 31, Hadith 6031: “Anas b. Malik disse que o Mensageiro de Allah (que a paz seja sobre ele) disse a Ubayy: Em verdade Allah, o Exaltado e Glorioso, ordenou que eu recita o Alcorão para você, e nisso ele disse: Allah mencionou meu nome a ti? Ele disse: Allah mencionou-me seu nome. A isso ele começou a derramar lágrimas (de alegria)”.

A comunidade Islâmica é capaz de produzir um expert maior que Ubai ibn Ka’b que possa dizer que essas surahs não são como o restante do Alcorão?

Lembre-se que em Sahih Bukhari, vol. VI, #527 Umar chamou Ubai de “o melhor dentre nós na recitação”. Gilchrist trata mais por completo sobre isso em seu livro Jam’ al-Qur’an, pgs. 67-72, e inclui a seguinte tradição na qual Muhammad chama Ubai de o melhor recitador:

‘Affan ibn Muslim nos informou ... na autoridade de Anas ibn Malik, ele na autoridade do Profeta, que Allah o abençoe; ele disse: O melhor leitor (do Alcorão) dentre o povo é Ubayy ibn Ka’b. (Ibn Sa’d, Kitab al-Tabaqat al-Kabi, Vol. 2, pg. 441).

Ao dizer saber recitar o Alcorão melhor que Ubai, eles estão, de fato, chamando Umar e Muhammad de mentirosos porque disseram que Ubai era o maior dos recitadores.

O próprio Umar jamais ousou dizer que essas surahs “nunca fizeram parte do Alcorão”, talvez ele soubesse que se dissesse isso estaria, efetivamente, chamando Muhammad de mentiroso e estaria negando a inspiração do Alcorão, já que o desafio da Surah 2:23 teria sido vencido.

As escolhas são claras:

1)      Rejeitar que o codex de Zaid é completo e restaurar as surahs de Ubai, e, nesse processo, reconhecer que todos os que morreram rejeitando as surahs de Ubai tem um doloroso destino os aguardando. Reconhecer que seus líderes que dizem que o Alcorão está completo são ignorantes ou são mentirosos maliciosos, e que não são adequados para te orientar espiritualmente.

2)      Continuar a crer que o codex de Zaid está completo, mas negar que ele é inspirado já que as Surahs de Ubai eram “semelhantes” o bastante para enganar Ubai, o “maior recitador do Alcorão”. Após reconhecer que o Alcorão não é de origem divina, rejeite-o como uma autoridade na sua vida.

3)      Continue a crer que o codex de Zaid está completo, creia que as surahs de Ubai nunca foram parte do Alcorão e que não se parecem com nada do Alcorão, e, ao fazer assim, você assumirá que tanto você quanto incontáveis outros são melhores recitadores que Ubai, efetivamente chamando, assim, Muhammad e Umar de mentirosos. Desta forma você estará rejeitando Muhammad como um exemplo a todos os crentes, já a essa altura você terá conceituado que suas palavras e feitos registrados na Hadith são inconfiáveis.

Estude mais, leia as Hadiths e a literatura dos Muçulmanos antigos a respeito da organização do Alcorão e você verá que o Alcorão nunca, jamais foi preservado e que há partes excluídas e perdidas. Reconheça que as partes perdidas após a morte de Muhammad nunca foram substituídas, o que torna Allah um mentiroso já que ele disse que substituiria qualquer coisa que se perdesse por algo semelhante ou melhor (Sura 2:106). Perceba que Allah é o ٱلۡمَـٰكِرِينَ خَيۡرُ (Khayru al-makireen, o maior dos enganadores) (Surah 3:54 e 8:30) e que você jamais deveria se considerar a salvo de Allah e de seu مَـٰكِر (makra, engano) (Surah 7:99). Volte-se para o verdadeiro Deus que inspirou a Torah e o Evangelho, o Deus que não pode mentir.

Prezados amigos, somos todos pecadores e todos nós merecemos a ira de Deus, mas através de Jesus você pode ter perdão de pecados. No Evangelho Jesus diz, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30) e outra vez ele diz “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37). Por favor, não negligencie tão grande salvação.

Notas de rodapé

[1] The Miracles of the Prophet Muhammad, p. vi of the introduction to The Translation of the Meanings of Sahih Al-Bukhari, Vol. I, por Dr. Muhammad Muhsin Khan. Publicado por Dar AHYA Us-Sunnah Al Nabawiya.

[2] A Brief Illustrated Guide To Understanding Islam by I. A. Ibrahim, Second Edition. Published by Darussalam Publishers and Distributors P.O. Box 22743, Riyadh 11416 K. S. A., p. 5; also available in the U.S.A. from Darussalam Houston P.0. Box 79194, Houston, Tx 77279.

 


* This article is a translation of "Why the Quran cannot be considered completely preserved and inspired" - original

* Este artigo é uma tradução de "Why the Quran cannot be considered completely preserved and inspired" - original

Voltar para a página principal

Back to English version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.


Contato