Respondendo ao islã
Sejam bem-vindos

Como os pássaros voam

Jochen Katz

Se tornou uma das maiores ferramentas da dawah Muçulmana (“convite”, i.e. os esforços para convencer os outros da verdade do Islã) argumentar que a origem divina do Alcorão é provada por sua incrível perícia científica que só pode ter vindo de Deus, dando detalhes que eram impossíveis de serem conhecidos por Mohamed (Maomé) em seu tempo, já que foram descobertas recentemente.

Muitos argumentos Muçulmanos são analisados por todo nosso site, por isso convido que confiram outros casos por aqui.

Porém, há diversas passagens no Alcorão que claramente usam termos científicos errados, e eles precisam ser considerados nesta discussão também. Este pequeno artigo se focará naquele verso do Alcorão que faz uma consideração sobre o vôo dos pássaros:

Não reparam, acaso, nos pássaros dóceis, que podem voar através do espaço? Ninguém senão Deus é capaz de sustentá-los ali! Nisto há sinal para os fiéis. Sura 16:79

O autor do Alcorão nos diz que os pássaros são um sinal que encorajam a crença (na existência e no poder de Allá), já que não há razão natural pela qual eles estão suspensos entre a terra e o céu. É apenas pelo poder milagroso de Allá que os pássaros não caem na terra.

Diversas questões a considerarmos:

Os aviões também permanecem no ar apenas pelo poder de Deus? Cada avião que vai de um lugar para o outro é um milagre inexplicável?

Os cientistas e engenheiros não calcularam cuidadosamente as forcas e desenharam as asas dos aviões de modo que os aviões possam ir de um continente para o outro?

Os pássaros voam pelo princípio da aerodinâmica que os aviões usam. Homens comuns, físicos e engenheiros têm estudado esses princípios em detalhes. Eles formularam exatas questões matemáticas de aerodinâmica e têm se baseado nessas equações, assim constroem aviões.

Mohamed (Maomé), aparentemente não poderia imaginar que o próprio ar poderia segurar alguma coisa. Qualquer coisa que alguém lance ao ar acaba caindo rapidamente, sejam coisas mortas ou inanimadas como pedras ou pedaços de madeira, ou sejam coisas vivas como um rato ou um gato. Então, ele aparentemente concluiu, que só pode ser o poder de Allá que decidiu manter os pássaros no ar. Ele não podia ver uma razão natural. O autor do Alcorão simplesmente não entendia o que estava acontecendo.

Essa falta de entendimento, ou melhor, este ERRO está sacramentado no Alcorão Sura 16:79.

Interessantemente, esses Muçulmanos que procuram convencer os outros dos milagres científicos do Alcorão argumentam exatamente como na terceira linha desse verso do Alcorão que temos visto. Eles dizem que a precisão científica do Alcorão é um sinal de Deus, de modo que as pessoas podem crer que o Alcorão é a palavra de Deus.

Não reparam, acaso, nos pássaros dóceis, que podem voar através do espaço? Ninguém senão Deus é capaz de sustentá-los ali! Nisto há sinal para os fiéis. Sura 16:79

No entanto, considerando que a parte do meio deste verso está errada, i.e. a parte que dá a razão ou evidência para a conclusão na parte final, tal invalida a conclusão e o verso passa a ser um sinal para os descrentes de que o Alcorão não vem de Deus já que o Criador certamente saberia que o próprio ar pode suportar um pássaro, i.e., a densidade do ar em interação com a forma do pássaro e suas asas é o que sustenta o vôo.

Mas ainda há um milagre: Deus criou as propriedades físicas do ar e a forma das asas dos pássaros de modo que eles podem voar. Os crentes reconhecerão que este é um sinal da existência e da sabedoria de Deus. Porém, o Deus que projetou a criação certamente não nos diria que não há razão natural para que os pássaros sejam capazes de voar.

O autor do Alcorão poderia ter simplesmente dito:

Não reparam, acaso, nos pássaros dóceis, que podem voar através do espaço? Embora vocês não possam voar, Deus criou aves de uma forma especial para que o ar possa sustentá-los. O ar sustenta as aves tal como a água suporta os navios. Nisto há sinal para os fiéis.

As pessoas daquele tempo já construíam grandes barcos há séculos e entendiam que é uma questão de forma o que possibilita que um barco navegue sobre a água. Eles ainda não entendiam os princípios da forma dos pássaros. Mas, pondo isto dessa forma, Deus poderia ter comunicado que este era apenas um caso de forma e que o ar é o que os sustenta.  Já que o vôo ainda não era compreendido por aqueles tempos, um verso como o de cima poderia ser uma legítima prova de discernimento espiritual. Este verso poderia apresentar uma declaração correta de modo que as pessoas compreenderiam, i.e., talvez com uma analogia a algo parecido. Todas essas palavras e conceitos eram familiares. Não há razão pela qual o autor não houvesse falado desse modo: claro e cientificamente correto.

Porém, tal como este verso está formulado no Alcorão, ele é um erro e testifica que o Alcorão é de origem humana, de um autor que simplesmente era ignorante sobre o tema e que não poderia imaginar que há uma razão natural (i.e. que na criação há princípios que descartam a necessidade de intervenção divina direta) que permite que os pássaros voem.


* This article is a translation of "How Birds Fly?" - original

* Este artigo é uma tradução de "How Birds Fly?" - original

Voltar para a página principal

Back to English version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.


 

 

 

Se você encontrar qualquer equívoco sobre fatos (seja por erro de digitação ou por má interpretação doutrinária) nestas páginas, ou palavras ofensivas, me contate que sentirei-me feliz em as corrigir.