Respondendo ao islã

Inglês
Outros idiomas / Other languages

 

A Bondade habita em você?

Por Roy Oksnevad

Tradução de Wesley Nazeazeno
 

Tentar viver uma boa vida é um trabalho sem fim e cansativo. Empenhamo-nos para manter nossas más obras em cheque. Esforçamo-nos para realizar boas obras. Isso toma toda nossa concentração e energia. Para completar, não vivemos em um mundo neutro. Este mundo tem tentações, exigências e confusões. Ele nos consome qualquer pouco de energia que tenhamos guardado para viver do modo que pensamos que deveríamos viver. Deus entende nosso esforço? Ele contemplará nossa fraqueza? Ou Deus quer que experimentemos um modo diferente de vida — um modo no qual temos o poder de fazer o que é certo?

 

A CRIAÇÃO

Deus criou a raça humana sem nenhum erro ou fraqueza. Adão e Eva, os primeiros seres-humanos, foram perfeitos e completos. Eles eram bons e desejavam fazer o que é certo porque a verdadeira essência da bondade habitava neles. Eles não tinham qualquer traço do mau ou do maligno em si. De fato, a Bíblia diz que depois que Deus criou os seres-humanos, Ele próprio disse que sua criação era boa. A bondade traz vida e direcionamento à pessoas.

Por que não somos mais do modo que Deus nos criou para ser?

 

A QUEDA

Nos tempos de Adão, um inimigo, Satanás, havia procurado destruir o que Deus fez. Satanás tentou Adão e Eva a desobedecerem a Deus, e eles caíram em sua tentação. Quando as pessoas desobedeceram a Deus, duas coisas aconteceram. Primeiro, o mal entrou neles. Desde aquele momento, cada pessoa teve que lutar dentro de si próprio com o mau ou com os maus meios de vida em si. Esta natureza má não foi parte do plano original de Deus para sua criação. Segundo, o que é bom nas pessoas morreu quando elas desobedeceram a Deus. Entendemos o que a bondade é, mas a bondade não tem vida em si própria. De fato, temos que pôr todas as nossas energias na prática do que é bom e manter o que é mal afastado de nós. Quando estamos cansados ou alguém nos ofende, o mal sobressai o bom. A bondade requer nosso esforço para acontecer.

Por exemplo, um marido entende como agir com sua esposa. Ele sabe que deve amá-la e tratá-la bem. Ainda que ele falhe em fazer o que é bom, ele sabe que deveria fazer. Semelhantemente, os pais tentam ser sensíveis e compreensíveis com seus filhos, mas seu lado mal parece vir e às vezes não agem adequadamente com eles. Nem mesmo as crianças precisam aprender a ser más. Podemos constantemente corrigi-las e ensiná-las a serem boas. Apesar de nossos melhores esforços, elas continuam fazendo coisas erradas e parecem serem lentas no aprendizado da bondade.

O que eu e você podemos fazer para ganhar obter controle sobre o mal em nossas vidas? Como podemos dar vida à bondade que está em nós?

ESFORÇOS PARA RESTAURAR A VIDA

As pessoas sugerem vários meios para restaurar a bondade em suas vidas. Alguns dizem que o conhecimento é a chave. Quanto mais ensinarmos as pessoas, melhores pessoas elas serão. Mas ao invés disso, as pessoas usarem seus conhecimentos e inteligência para seguirem seu próprio caminho ou para manipular as outras pessoas. Conhecimento não vivifica a bondade.

Outros dizem que a chave é a disciplina. Se somos mais disciplinados em nossas vidas — em nossos pensamentos, hábitos, exercícios, e assim por diante — nós cresceremos e praticaremos mais o bem. No entanto, as pessoas mais próximas de nós sabem que tipo de pessoas realmente somos. Através da disciplina podemos criar um mundo em nossas mentes, mas continuaremos vivendo neste mundo aqui. Muitas vezes todos os outros exercícios parecem ser inefetivos para vivificar o bem em nós.

A religião é outra opção. Talvez se formos à igreja, mesquita ou sinagoga, ou se adotarmos uma nova perspectiva religiosa, então nos tornaremos melhores pessoas. Infelizmente o que geralmente ganhamos da religião é outra perspectiva do mundo, mas não o início de uma nova vida dentro de nós.

Finalmente, alguns dizem que a lei é a melhor escolha para se manter no bem. Se temos uma legislação que pode regular ou conduzir, particular nossas condutas morais, então seremos melhores cidadãos e pessoas. No entanto, mais regras conduzem-nos mais à opressão do que a um desejo de fazer o que é direito. Nossa natureza humana procura nas leis algumas exceção para nossos atos e justificativas para nossas ações. A lei não traz benevolência à vida de cada um de nós.

Conhecimento, disciplina, religião e a lei podem adicionar muito às nossas vidas. Todas essas soluções tentam frear os maus atos, mas elas jamais conseguirão reviver a bondade em nós. Elas são apenas influências externas. Quando paramos de nos concentrar no controle do mau que está em nós, nós sucumbimos às suas influências novamente.

Podemos estar plenamente satisfeitos com nossas tentativas de sermos bons?

 

SOMOS BONS O BASTANTE?

Porquanto é tão difícil ser bom o tempo todo, muitas pessoas simplesmente concluem que ser bom é uma meta impossível. Eles dizem que podemos apenas fazer algumas boas obras que maquiam as más obras. Pensam que nossas ações são como escamas que encobrem. Nosso trabalho é dar a certeza de que o bem em nossas vidas tem mais peso que o mal. A vida, então, se torna um teste onde vemos se podemos ser mais bons ou mais maus.

Deus nos criou com um propósito, não para nos testar. A Bíblia diz que Ele nos criou para boas obras. Deus nos criou para fazermos coisas do bem, e não para testar-nos para ver se faríamos mais o bem ou o mal. Viver uma vida plena é viver plenamente a vida de bondade a qual Deus criou para que vivêssemos. No entanto, a bondade deve ser prioridade na vida.

Melhor do que uma coleção de escamas, nossas vidas são semelhantes a um copo cheio. O copo está cheio até o topo com todas as boas obras que Deus deseja que façamos. Quando fazemos uma boa obra — o melhor bem possível — não adicionamos nada mais ao copo porque estamos fazendo apenas nossa obrigação, aquilo que Deus nos propôs a fazer.

Freqüentemente, penso eu, subtraímos algo do copo e acabamos por falhar nos propósitos de Deus para nossas vidas. Isto acontece quando praticamos uma má obra ou ignoramos uma oportunidade de fazer alguma coisa boa. Isto também acontece quando praticamos uma boa obra somente porque ela é favorável aos nossos fins e propósitos. Por exemplo, podemos ser bondosos com nossas esposas porque queremos perguntá-la algo depois. Agindo assim, perdemos de vista o plano de Deus para nós sermos verdadeiramente bons. Através de nossas vidas é que o copo pode manter-se cheio e terminarmos nossa vida bem próximos ao que Deus desejou que fôssemos.

Nossa única esperança é uma pessoa verdadeiramente boa que descansa em Deus, aquele que nos criou. Como Deus nos ajudará? O que Ele tem feito para controlar a maldade e dar vida à bondade?

A SOLUÇÃO DE DEUS

Deus tem o poder para recriar todas as pessoas do mundo sem o mal. Ao invés de fazer isso, ele respeitou e preservou sua criação. Ele prefere usar seu poder de outro modo para mediar em nossas vidas. Ele destruiria o domínio de Satanás sobre as pessoas, e Ele daria-nos uma nova vida onde a bondade pode viver em nós novamente.

O campo de batalha entre Deus e Satanás é o mundo que Deus criou. Deus enviou Jesus, o Messias, ao mundo para confrontar Satanás e suas obras. Satanás usou todos os seus truques contra Jesus, o Messias. Jesus foi incompreendido e torturado por homens corruptos. Sua reputação foi destruída por mentiras. Por fim, Satanás usou um governo injusto para matar Jesus por crimes que ele não cometeu. Jesus, o Messias, boa vontade sofreu toda maldade, mas isso nunca o derrotou. Ele nunca respondeu ao mal com maldade. Ele superou o mau com o bem.

Para vencer a Satanás, Jesus, o Messias, deliberadamente experimentou a morte, a qual é a arma final e diabólica de Satanás, e a venceu. Ao voltar da morte à vida, Jesus mostrou que ele era mais poderoso que a maior arma de Satanás. Jesus, o Messias, é a única pessoa que já viveu que venceu o mau e a morte.

Jesus, o Messias, mostrou ser maior do que Satanás. Jesus quebrou a poderosa arma que Satanás tem e possui poder para nos dar vida. Ele, sozinho, pode fazer o bem dentro de nós voltar a viver.

Como Jesus compartilha seu poder sobre o mau conosco?

SEGUINDO A JESUS, O MESSIAS

Houve uma vez um homem que se ostentou de ser mais forte que uma prisão com todos os seus guardas. Ouvindo sua ostentação, os guardas da prisão foram para capturar o homem. Mas o homem desapareceu. Ele foi ou não mais forte do que os guardas da prisão?

Um segundo homem também ostentava ser mais forte do que a prisão e seus guardas. Quando os guardas foram atrás dele, ele saiu e os encontrou. Eles o capturaram, baterem severamente nele, amarram-no e o depositaram na masmorra mais distante de todas as celas. Ali o prenderam, deixando guardas à porta. O superintendente da prisão estava em seu escritório com seus colegas rindo do homem e de seu orgulho.

Mas eles não permaneceram rindo por tanto tempo. Logo eles ouviram sons vindo de dentro da prisão. O homem quebrou suas algemas, passou pela porta, passou pelos guardas e abriu as portas de todas as outras celas da prisão, uma a uma, dizendo: “Qualquer um que quiser sair desta prisão, siga-me!”.

Alguns prisioneiros tiveram medo. Se eles se unissem com aquele homem que já havia sido capturado, agora estando com ele poderiam sofrer maior tortura do que antes. Mas alguns outros disseram: “Vejam, eles já fizeram a ele o que havia de pior para ser feito, mas ele mostrou que é mais forte do que eles. Eu vou segui-lo!”.

Aqueles que o seguiram de perto por todo o caminho da prisão, perceberam que ele compartilhou seu poder com eles para abrirem as portas das celas e para derrotar os guardas no caminho. Eventualmente, eles o seguiram por todo o caminho até seu Reino de Justiça.

Jesus, o Messias, prometeu reviver o bem em cada pessoa que crê nele e o aceita em sua vida. Ele é o prisioneiro que foi preso, mas que escapou da prisão do mau. Ele nos chama para segui-lo a uma nova vida de bondade.

O que acontece quando seguimos a Jesus, o Messias?

A VIDA COM JESUS, O MESSIAS

Quando Jesus faz o bem em nós reviver, somos livres para fazer as escolhas certas. Temos o desejo de fazer boas obras, um desejo que vem de dentro de nós mesmos. Temos nova força para fazer o bem. A Bíblia diz que nos tornamos uma pessoa totalmente nova. Deus é a fonte de nossa nova vida.

Mas continuamos tendo um problema. A velha e má parte de nós continua existindo em nosso interior. No Céu, Deus promete remover o mau de nós e nos restaurar à mesma condição que fomos originalmente criados. Até lá, temos um confronto dentro de nós entre o bem e o mau.

Também encaramos pressões externas. O mundo em que vivemos não é neutro. Circunstâncias ou outras pessoas nos influenciam a nos acomodar. Por exemplo, nossos colaboradores podem não querer que digamos ao patrão que eles estão trapaceando no trabalho ou pegando para si coisas que são do local de trabalho. Eles querem que façamos o mesmo para não podermos denunciá-los. Satanás também se opõe à nossa vida. Ele quer destruir-nos e tentará nos enganar com mentiras.
Como Deus nos ajuda nesse confronto?

VIVENDO A NOVA VIDA

Deus não nos deixou para nos defendermos sozinhos. Deus não apenas reviveu a bondade em nós através de Jesus, o Messias, mas também tem algo mais providenciado para vivermos a nova vida. Deus tem nos dado três elementos muito importantes para dar sentido e integridade à nossa vida: a Bíblia, o Espírito Santo e uma nova comunidade chamada de Igreja.

A Bíblia é nossa linha-guia para viver. Ela vai contra as mentiras de Satanás. Nela encontramos não apenas a Lei de Deus, a qual agora temos prazer e desejo de seguir, mas também tem a visão de Deus sobre a vida nesse mundo. A Bíblia é a Palavra de Deus, e ela nos conduz ao entendimento da vontade de Deus. Sem ela nós perdemos a visão. Já que não somos neutros, precisamos da Palavra de Deus para influenciar nossos pensamentos.

O Espírito Santo é o Espírito de Deus que vive em nós quando recebemos a nova vida de Jesus, o Messias. Ele diz à pessoa que está viva em Cristo quais pensamentos e ações são contrárias ao modo de Deus. É Deus quem vive nessa pessoa, então ele não tem que ter medo de Satanás e seus demônios. Quando a pessoa ouve a vós interna do Espírito Santo, ele tomará as decisões corretas e será capaz de seguir a vontade de Deus.

A igreja é a comunidade do povo de deus. Pertencemos a uma nova família, a família de Deus. Esta comunidade de crentes serve para diversos propósitos. A Igreja modela a nova vida em Cristo. Ela também nos dá exemplos de pessoas que seguiram o Espírito Santo, mesmo em situação onde há um alto preço a se pagar pela obediência. Estes exemplos são modelos positivos a serem seguidos por uma nova pessoa em Cristo. A Igreja provê encorajamento e direção para se viver essa nova vida onde lutamos contra os perigosos caminhos que a vida trás.

Se qualquer um desses três ingredientes estiver faltando, uma pessoa que é nova em Cristo pode cair nas armadilhas de Satanás. Seria impossível resistir ao mau deste mundo sem a ajuda que Deus nos dá na Bíblia, o Espírito Santo e a Igreja.

A nova vida em Cristo nos prepara para o dia do julgamento?

O DIA DO JULGAMENTO

Nós às vezes pensamos que Deus nos julgará de acordo com as coisas boas e más que fizemos. No entanto, o que fazemos é um reflexo do que vive em nós. Deus nos julgará conforme termos ou não a nova vida nEle. Se tivermos esta nova vida, Deus removerá de nós o mau quando o dia do julgamento chegar. Seremos como Deus nos criou originalmente, e Ele nos levará ao Céu. Se não tivermos a nova vida de Deus, então o entendimento do bem que temos em nós será removido, e seremos enviados ao inferno, um lugar habitado por Satanás e seus demônios.

Você tem essa nova vida em Cristo? Quer ser uma pessoa verdadeiramente boa?

SUA DECISÃO

Mais religião, conhecimento, disciplina ou leis não darão uma nova vida a uma pessoa. O poder de Satanás precisa ser quebrado, e uma nova vida deve entrar em você. Nenhum profeta, guru, religião ou homem santo pode te dar essa nova vida ou te proteger adequadamente de Satanás e seus feitos malignos.

A chave para viver uma vida verdadeiramente boa está no que Jesus, o Messias, fez por você. Ele trouxe uma vida perfeita. Ele permitiu que o poder do mau o destruísse, mas venceu seu voltando à vida. Agora Jesus, o Messias, quer dar vida a qualquer um que a ele pedir. A Bíblia diz: “Mas a todos que o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados de filhos de Deus”. Tudo o que você precisa fazer é pedir a Ele a nova vida e crer que Ele a dará a ti. Todos aqueles que crêem nEle renascem e se tornam seus filhos! A vergonha de nossa vida passada está removida e somos conduzidos para dentro a nova família de Deus.

 

This article is a translation of "Does Goodness Live In You?" - original

Este artigo é uma tradução de "Does Goodness Live In You?" - original

----

Voltar página principal

Back to English version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.

Contato