Respondendo ao islã
Sejam bem-vindos

Jesus, O Profeta

Suas profecias a curto e a longo prazo

Por Dawud Jabal

Jesus é grandemente conhecido como um Profeta. Ele foi identificado como um Profeta na Bíblia (Mateus 23-25; João 1:45 e 6:14-15; Atos 3:18-27 e 7:37 e 52). Assim, é muito bom e adequado vermos algumas das profecias de Jesus. E, após termos estabelecido sua credencial como Profeta, devemos cuidadosamente considerar todos seus ensinos e mandamentos.

Na Bíblia, especialmente na lei do Antigo Testamento, o princípio era de que um verdadeiro Profeta seria conhecido por profetizar algo que haveria de acontecer. Desse modo as possas saberiam que suas palavras são verdadeiras (Deuteronômio 18:20-22). Notoriamente, a pena sobre um falso profeta era a morte. Mas, a pena de morte para um falso profeta seria sem sentido se com o tempo as pessoas percebessem que um profeta em particular fosse falso e que já tivesse morrido!

Para estudarmos Jesus como um Profeta, podemos começar listando coisas que Jesus disse ou indicou que se tornaram reais em poucos minutos ou horas. Depois podemos seguir listando profecias mais longas.

Profecias de curtíssimo prazo que aconteceram em poucos minutos ou horas

A maioria destas são preparação para milagres. Em muitos casos a profecia está implícita de que Jesus faria um milagre eu mudaria a situação.

Essas profecias são notadas:

- A filha de Jairo seria ressuscitada naquele dia (Marcos 5:21);

- O servo do centurião seria curada em breve (Mateus 8:5)/

- O cego Bartimeu foi visto por Jesus, que disse, “trazei-o”, indicando que seria curado logo, e Jesus imediatamente curou seus olhos. (Marcos 10:46-52);

- Jesus disse que um cego em particular não era cego por ter pecado, mas que nasceu cego para que a glória de Deus fosse revelada, e, então, Jesus revelou a glória de Deus imediatamente ao curá-lo (João 9:1-7);

- Jesus, enquanto caminhava SOBRE as águas tempestuosas do Mar da Galiléia, falou com seus discípulos em seu barco. Ele os acalmou dizendo, “Não temam!” porque as coisas ficarão bem e as águas de acalmarão (João 6:17-20);

- Jesus chamou Pedro para caminhar sobre as águas e Pedro andou sobre as águas enquanto olhava para Jesus (Mateus 14:27-29);

- Jesus disse que era fácil dizer, “Você está curado”, e curou o homem (Mateus 9:5-6);

- Jesus antecipou que as pessoas seriam alimentadas, então preparou o alimento para eles através de um milagre – alimentou mais de 4 mil e depois mais de 5 mil pessoas em dois eventos distintos (Mateus 14:13-21 e 15:32-38);

- Jesus disse à mãe do filho morto, “Não chore...”, indicando que seu filho seria ressuscitado logo, e o filho fio imediatamente trazido de volta à vida (Lucas 7:11-18);

- Para pescarem, Jesus disse aos homens para lançarem as redes do outro lado do barco, assim eles pegaram muitos peixes (João 21:6);

- Jesus mandou Pedro fisgar um peixe com uma do valor exato para se pagar o imposto de Jesus e de Pedro. Isso aconteceu imediatamente (Mateus 17:27);

- Jesus disse à mãe que o demônio deixaria sua filha, e isso aconteceu (Marcos 7:24-30);

- Jesus disse a dois de seus discípulos, “... vocês encontrarão um burrinho...” em Jerusalém e o dono os deixará pegá-lo, e isso aconteceu (Mateus 21:2);

- Jesus disse aos leprosos para que fossem se mostrar ao sacerdote, o que poderiam fazer apenas se estivessem curados, e eles estavam curados enquanto se dirigiam ao sacerdote (Lucas 17:11-19);

- A figueira improdutiva foi amaldiçoada e morreu rapidamente (Mateus 11:18-22 e Marcos 11:12-21);

- Jesus predisse que Pedro o negaria, mas Pedro rejeitou essa profecia. Porém, poucas horas depois Pedro negou conhecer Jesus três vezes (Mateus 26:30).

Profecias que se cumpriram em poucos dias ou semanas

- Lázaro seria ressuscitado porque sua morte era como se estivesse apenas ‘dormindo’, e Jesus o trouxe de volta à vida (João 11:1-14);

- Jesus disse a seus discípulos que morreria em três dias e que ressuscitaria dentre os mortos (Mateus 16:21; 20:18-19; cf. 12:39-40);

- Jesus profetizou que outro Auxiliador (ou Confortador) seria enviado e que o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, seria enviado cerca de dez dias após ter sido assunto ao Céu (João 14:16-17);

- Jesus profetizou a seus discípulos, “... sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. Eles foram batizados cerca de dez dias após Jesus ser assunto ao Céu (Atos 1:5);

- Jesus profetizou que “recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Eles receberam o poder do Espírito Santo após esses dez dias e viajaram e testemunharam sobre o que Jesus fez e ensinou por todo o mundo. (Atos 1:8).

- Jesus profetizou que os discípulos permaneceriam na cidade de Jerusalém e que o Pai enviaria poder sobre eles para que fizesse o que Jesus lhes ordenara (Lucas 24:49), e isso aconteceu dez dias depois de Jesus ter subido ao Céu. Os discípulos não tiveram de aguardar centenas de anos e nem de viajar longas distâncias para receber os dons desse poder.

Profecias que se cumpriram em meses ou em um ou dois anos

- Jesus disse que seria rejeitado pelos líderes religiosos, sofreria muitas coisas e que seria morto pelos homens, e que ressuscitaria ao terceiro dia (Marcos 9:31). Todas essas coisas aconteceram.

Profecias que se realizaram durante a vida de alguns de seus ouvintes

- “Sereis pescadores de homens” (Mateus 4:19). Após a ressurreição de Jesus e sua ascensão ao Céu, seus seguidores saíram procurando pessoas para serem seus seguidores.

- Jesus disse sobre o Templo de Jerusalém (“sua casa”) ficaria espiritualmente deserta (Mateus 23:37-39). Jesus, o Messias, e seus seguidores não seriam permitidos ensinar no templo. Os sacrifícios de animais que Deus ordenou que fossem oferecidos pelos pecados seria parado pelos Romanos em 70 d.C. O ofício do Sumo Sacerdote já fora “pago” com dinheiro pelo governo Romano.

- Jesus profetizou que o verdadeiro templo de Jerusalém seria destruído e que nenhuma pedra do templo sobraria empilhada. Isso aconteceu 40 anos depois, em 70 d.C. quando os Romanos destruíram o Templo. (Mateus 24:2);

- Aflição viria sobre o povo pecador das cidades de Cafarnaum, Betsaida e Corasim por terem rejeitado Jesus e seus milagres. As cidades foram arrasadas e o povo foi afligido pelos Romanos e as três cidades foram abandonadas (Mateus 11:20-24);

- Jesus profetizou que sua igreja cresceria rapidamente e tornaria vasta, tal como o rápido crescimento da mostarda (Mateus 13:30);

- Jesus profetizou que a tristeza (“ai”) viria sobre Jerusalém e seu Santo Templo (“Casa”) e sobre os líderes religiosos (Mateus 23 e 24:1-2), e isso tudo aconteceu em 70 d.C. nas mãos dos Romanos.

Profecias de Jesus para Futuro distante

- Jesus disse que muitos eventos futuros que envolveriam muitas nações, guerras, terror e falsos profetas. Falou sobre julgamentos vindo sobre o povo maldito. Ele profetizou sobre “O Fim dos Tempos”, Guerras, Fomes, “Os Sinais de Sua Vinda” e seu retorno público semelhante como um raio brilhante que aparece de ponta a ponto no céu (Mateus do capítulo 24:3 ao capítulo 25). Jesus profetizou sobre o Reino dos Céus; sobre Dez Virgens e o Óleo; Servos Desobedientes e sobre o Dia do Julgamento.


* This article is a translation of "Jesus the Prophet" - original

* Este artigo é uma tradução de "Jesus the Prophet" - original

Voltar para a página principal

Back to English Version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.


Se você encontrar qualquer equívoco sobre fatos (seja por erro de digitação ou por má interpretação doutrinária) nestas páginas, ou palavras ofensivas, me contate que sentirei-me feliz em as corrigir.