Respondendo ao islã
Sejam bem-vindos

Serão ou não serão aceitos?

Sam Shamoun

O Alcorão diz que Allá aceita as boas obras de um crente:

Mas quem praticar o bem e for, ademais, fiel, saberá que seus esforços não serão baldados, porque os anotamos todos. S. 21:94

O Alcorão põe os Judeus e Cristãos na mesma categoria:

Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os sabeus, enfim todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão. S. 2:62

Os fiéis, os judeus, os sabeus e os cristãos, que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final e praticam o bem, não serão presas do temor, nem se atribularão. S. 5:69

Essas passagens são muito claras: Judeus e Cristãos não precisam se tornar Muçulmanos para serem salvos. Eles simplesmente devem crer que Deus existe, que há um Dia em que Ele ressuscitará e julgará a humanidade (i.e. “o Último Dia) e fazer o que é certo.

No entanto o que vimos expressamente contradiz outras declarações que dizem que o Islã é a única religião aceitável e que até mesmo falam contra o aderir à fé dos Judeus e dos Cristãos!

Disseram: Ninguém entrará no Paraíso, a não ser que seja judeu ou cristão. Tais são as suas idéias fictícias. Dize-lhes: Mostrai vossa prova se estiverdes certos. Qual! Aqueles que se submeteram a Deus e são caritativos obterão recompensa, em seu Senhor, e não serão presas do temor, nem se atribularão. Os judeus dizem: Os cristãos não têm em que se apoiar! E os cristãos dizem: O judeus não têm em que se apoiar!, apesar de ambos lerem o Livro. Assim também os néscios dizem coisas semelhantes. Porém, Deus julgará entre eles, quanto às suas divergências, no Dia da Ressurreição. 2:111-113

Para Deus a religião é o Islam. E os adeptos do Livro só discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porém, quem nega os versículos de Deus, saiba que Deus é Destro em ajustar contas. S. 3:19

Abraão jamais foi judeu ou cristão; foi, outrossim, monoteísta, muçulmano, e nunca se contou entre os idólatras. S.  3:67

Anseiem, acaso, por outra religião, que noa a de Deus? Todas as coisas que há nos céus e na terra, quer queiram, quer não, estão-Lhe submetidas, e a Ele retornarão. Dize: Cremos em Deus, no que nos foi revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos, e no que, de seu Senhor, foi concedido a Moisés, a Jesus e aos profetas; não fazemos distinção alguma entre eles, porque somos, para Ele, muçulmanos. E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que noa seja o Islam, (aquela) jamais será aceita e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados. S. 3:83-85

... Hoje, os incrédulos desesperam por fazer-vos renunciar à vossa religião. Não os temais, pois,

e temei a Mim! Hoje, completei a religião para vós. S. 5:3

Além disso, o Alcorão diz que os Judeus e Cristãos são condenados por crerem na Divindade dos mensageiros de Deus, tais como Jesus e Ezra:

São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único. Se não desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo açoitará os incrédulos entre eles. S. 5:72-73

Os judeus dizem: Ezra é filho de Deus; os cristãos dizem: O Messias é filho de Deus. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que Deus os combata! Como se desviam! S. 9:30

À luz do que vimos, como o Alcorão pode prometer aos Judeus e Cristãos uma recompensa de seu Senhor por crerem nele e por fazerem o que é bom quando eles não são Muçulmanos e têm profetas específicos tidos por divinos?

Para evitar o problema, alguns Muçulmanos tendem a entender que a palavra Islã não se refere à religião em si, mas é uma referência à submissão, que tem significado literal. Nesse sentido, qualquer um que se submeta a Deus seria um Muçulmano em sua conduta essencial, mesmo que ele se rotule como um Judeu ou um Cristão.

O problema principal com essa argumentação é que não é assim que o Alcorão define o Islã, genericamente significando submissão, mas o define como uma religião distinta do Judaísmo e do Cristianismo como a Suras 2:111 e 3:67 claramente demonstram. E ele é ainda especificamente identificado como uma religião na Sura 3:19 e 83-85.

De fato, o Alcorão diz que o nome Muçulmano foi dado a profetas muito antes de Mohamed:

E combatei com denodo pela causa de Deus; Ele vos elegeu. E não vos impôs dificuldade alguma na religião, porque é o credo de vosso pai, Abraão. Ele vos denominou muçulmanos, antes deste e neste (Alcorão), para que o Mensageiro seja testemunha vossa, e para que sejais testemunhas dos humanos. Observai, pois, a oração, pagai o zakat e apegai-vos a Deus, Que é vosso Protetor. E que excelente Protetor! E que excelente Socorredor! S. 22:78

Aqui a exegese desse texto de alguns comentaristas clássicos dos Alcorão:

<(Ele vos denominou muçulmano, antes deste e neste (Alcorão)),>

Imam ‘Abdullah bin Al-Mubarak disse, citando de Ibn Jurayj, de ‘Ata’, de Ibn ‘Abbas: a respeito do dito de Allá, ....

<Ele vos denominou muçulmano, antes>

“Isso se refere a Allá, que Ele seja glorificado.” Esta também era a visão de Mujahid, ‘Ata’, Ad-Dahhak, As-Suddi, Muqatil bin Hayyan e Qatadah. Muhahid disse, “Allá vos denominou muçulmanos antes, nos LIVROS ANTERIORES e em Adh-Dhikr, ...

<e neste> significa, o Alcorão. Esta também é a visão de outros, porque Allá diz...

< Ele vos elegeu. E não vos impôs dificuldade alguma na religião>

Então Ele os instou a seguir a Mensagem que Seu Mensageiro trouxe, lembrando-os que esta era a religião de seu pai Ibrahim. Então Ele mencionou Suas bênçãos a esta Ummah, por meio da qual Ele as mencionou e a abençoou há muito tempo nos Livros dos Profetas que foram recitados por rabinos e monges. Allá diz:

(Fonte)

Assim, o Alcorão acredita que antes mesmo do tempo de Mohamed os profetas e os crentes eram identificados com o título de Muçulmanos! Em outras palavras, a religião deles não era o Judaísmo e nem o Cristianismo, mas o Islamismo, e é por isso que são chamados de Muçulmanos. Isso também explica porquê a S: 3:67 identifica Abraão como Muçulmano e mostra que o Alcorão não define a palavra Islã apenas no sentido etimológico da que qualquer um que se submete a Deus é verdadeiramente um Muçulmano, independentemente de se essa pessoa se chame a si de Judeu, Cristão, Hindu, etc. Para mais sobre isso, leia este artigo, ainda em Inglês: http://answering-islam.org/Quran/Contra/muslims_before.htm

Alguém pode argumentar que o Alcorão se refere apenas àqueles Judeus e Cristãos que afirmam absoluto monoteísmo, ou o conceito Islâmico de unidade Divina, e não aqueles que abraçam a divindade de profetas como Jesus. O problema com isso é que estes textos não fazem tal qualificação, i.e. que apenas aqueles Judeus e Cristãos que crêem na Tauhid Islâmica receberão uma recompensa de seu Senhor. De qualquer forma, é fato histórico que tantos os Judeus quanto os Cristãos ortodoxos professam a unidade de Deus, apesar do fato de os Muçulmanos estarem insatisfeitos com o monoteísmo de tais grupos e criticarem doutrinas como a da Trindade Cristã.

Adicionalmente, o Alcorão alerta sobre aceitar apenas certos mensageiros e livros de Deus ao mesmo tempo em que se rejeita outros:

No entanto, vede o que fazeis: estais vos matando; expulsais das vossas casas alguns de vós, contra quem demonstrais injustiça e transgressão; e quando os fazeis prisioneiros, pedis resgate por eles, apesar de saberdes que vos era proibido bani-los. Credes, acaso, em uma parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre vós, tal cometem, não receberão, em troca, senão aviltamento, na vida terrena e, no Dia da Ressurreição, serão submetidos ao mais severo dos castigo. E Deus não está desatento em relação a tudo quanto fazeis. S. 2:85

Aqueles que não crêem em deus e em Seus mensageiros, pretendendo cortar os vínculos entre Deus e Seus mensageiros, e dizem: Cremos em alguns e negamos outros, intentando com isso achar uma saída. S. 4:150

Historicamente, o Judaísmo sempre rejeitou João Batista, Jesus Cristo e Mohamed como mensageiros de Deus, enquanto o Cristianismo rejeita Mohamed como um verdadeiro profeta/mensageiro.  E ainda, os Judeus não aceitam o Evangelho do Senhor Jesus Cristo ou o Alcorão, enquanto os Cristãos rejeitam o Alcorão como revelação. Como, então, as pessoas podem permanecer nessas religiões sem violar as afirmações que já vimos? E como Allá pode prometer que tais pessoas não terão o que temer, mas que receberão uma recompensa dele?

E ainda, ao rejeitar certos mensageiros e livros, esses indivíduos se tornam descrentes. O Alcorão enfaticamente diz que Allá nunca aceitará as boas obras dos descrentes:

É inadmissível que os idólatras freqüentem as mesquitas de Deus, sendo que reconhecem que são incrédulos. São aqueles, cujas obras se tornaram sem efeito, e que morarão eternamente no fogo infernal. S. 9:17

Sois como aqueles que vos precederam, os quais eram mais poderosos do que vós e mais ricos em bens e filhos. Desfrutaram de sua parte dos bens e vós desfrutais da vossa, como desfrutaram da sua os vossos antepassados; tagarelais, como eles tagarelaram. Suas obras tornar-se-ão sem efeito, neste mundo e no outro, e serão desventurados. S. 9:69

Retrucar-lhes-ão: Acaso, não vos apresentaram, os vossos mensageiros, as evidências? Dirão: Sim! Dir-lhes-ão: Rogai, pois, embora o rogo dos incrédulos seja improfícuo! S. 40:50

Novamente, como pode uma pessoa permanecer um Judeu ou Cristão e ter suas boas obras aceitas enquanto ele rejeita alguns dos mensageiros e escrituras que o Alcorão diz que devem ser totalmente aceitos e cridos?

 


* This article is a translation of "Will it Be Accepted of Them or Not?" - original

* Este artigo é uma tradução de "Will it Be Accepted of Them or Not?" - original

Voltar para a página principal

Back to English version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.


Se você encontrar qualquer equívoco sobre fatos (seja por erro de digitação ou por má interpretação doutrinária) nestas páginas, ou palavras ofensivas, me contate que sentirei-me feliz em as corrigir.