Respondendo ao islã
Sejam bem-vindos

O Alcorão sobre a produção de sêmen

Sam Shamoun

O Alcorão diz que a produção de sêmen ocorre na região dos rins ou costas:

“Então, que o ser humano olhe aquilo de que foi criado. Foi criado de água emitida, que sai de entre a espinha dorsal e os ossos do peito”. S. 86:5-7

O dr. William Campbell explicar porque essa passagem é incompatível com o conhecimento médico moderno relativo à produção de sêmen:

Aqui vemos que o homem é feito de um “líquido jorrado” que sai do pai adulto durante o “agora” do ato reprodutivo, de um lugar físico específico “entre os lombos e as costelas” (Outras traduções têm espinha dorsal, em vez de lombos).

Como o versículo está falando do momento da reprodução adulta, não pode estar falando sobre o tempo de desenvolvimento embrionário. Além disso, como 'sulb' está sendo usado em conjunto com "líquido jorrado", que só pode ser algo físico, e “tara'ib”, que é outra palavra de referência física para peito, tórax ou costelas, ela não pode ser eufemística. Portanto, ficamos com um problema muito real de que o sêmen está vindo da parte de trás ou da área renal e não dos testículos.

Dr. Bucaille, como um médico, reconhece este problema muito bem, então ele mexe e remexe (como ele acusa os comentadores Cristãos de fazer) e, finalmente, depois de citar o versículo como vimos acima, diz: “Isto parece mais ser uma interpretação do que uma tradução. É dificilmente compreensível”. Esta é a segunda vez que ele considera o Alcorão obscuro ou dificilmente compreensível diante de algum problema.

Portanto, vamos olhar para as traduções que eu tenho consultei. Aquelas feitas pelos Muçulmanos são: [As traduções abaixo são de versões do Alcorão para o Inglês. Por último, além da tradução em Português já citada no início do artigo, inserirei outra tradução utilizada no Brasil]

Abdullah Yusuf Ali, do Egito, 1946, com um prefácio de 1938

“Ele é criado de uma gota emitida - proveniente dentre a espinha dorsal e as costelas”.

Muhammad Marmaduke Pickthall, Inglês, 1977 (tradução, provavelmente, 1940)

“Ele é criado a partir de um fluido que jorra emitido a partir de entre os lombos e as costelas”.

Muhammad Zafrulla Khan, Paquistão, 1971

“Ele é criado a partir de um líquido derramado, que brota de entre os lombos e os ossos do peito”.

Muhammad Hamidullah, francês, 1981 (Edição 10, completamente revisada)

'Il uma été cree d'une giclée d'eau d'sortie Entre lombes côtes et.

Ele foi criado a partir de um surto de água que sai entre os lombos e costelas.

Feito por um não-Muçulmano: D. Masson, Francês 1967

'Il uma été cree d'une goutte d'eau répandue sortie d'Entre Les lombes et les côtes.

Ele foi criado de uma gota de água emitida que saía dentre o lombo e as costelas.

E, por último, a tradução de Samyr El-Hayek:

“Foi criado de uma gota ejaculada, que emana da conjunção das regiões sexuais do homem e da mulher”.

Que estas cinco traduções são exatamente iguais é perfeitamente óbvio para qualquer leitor, mesmo que ele não saiba Francês ou Árabe original. No entanto, é preciso notar também como esta última tradução para o Português de Samyr El-Hayek claramente tenta corrigir o erro explícito do Alcorão neste tema. Dizer que o sêmen é ejaculado das regiões sexuais está perfeitamente correto. Por esta razão, o tradutor preferir modificar o que o Alcorão realmente diz, que está errado, para inserir essa correção. Este última tradução é, em si, uma forte prova de erro interno no Alcorão, pois seu tradutor teve que optar em publicar um erro ou consertá-lo.

Tradução do dr. Bucaille

Bucaille é um médico Muçulmano muito famoso por escrever livros sobre os supostos milagres científicos do Alcorão. O que o dr. Bucaille gostaria de sugerir? Ele escreve: “Dois versículos do Alcorão lidam com as relações sexuais em si... Quando traduções e comentários explicativos são consultados, no entanto, fica-se impressionado pelas divergências entre eles. Eu ponderei por um longo tempo na tradução de tais versículos e sou grato ao doutor A.K. Giraud, ex-professor na Faculdade de Medicina de Beirute, pelo o seguinte:”

“(O homem foi formado a partir de um líquido derramado. É emitiu (como resultado) do conjunto da área sexual do homem e da área sexual da mulher".

“A área sexual do homem é indicado no texto do Alcorão pela sulb palavra (singular). As áreas sexual da mulher são designadas no Alcorão pela palavra tara'ib (plural).

“Esta é a tradução que parece ser mais satisfatória”.

Quando comparado, entretanto, com as cinco traduções citadas acima, fica claro que a sugestão do dr. Bucaille não é uma tradução, nem mesmo uma paráfrase. É uma “explicação” e “interpretação” que se apóia nos seguintes pressupostos básicos:

a. Que a palavra "sulb" pode se referir à área sexual masculina. Embora nenhum exemplo de tal uso a partir do século 1 do Islã exista.

b. Que a frase "(como resultado) da conjunção" pode ser encontrada nas duas palavras árabes “min bain”, que literalmente significam "de entre ".

c. Que a palavra "tara'ib" pode significar "as áreas sexuais da mulher".

Esta última palavra ocorre exatamente uma vez no Alcorão e você não pode estabelecer um significado com um uso único. Os dicionários de Wehr, Abdel-Nour, e Kasimirski mencionam (a) o peito, (b) a parte superior do tórax entre os seios e as clavículas, e (c) as costelas, e Abdel-Nour inclui (d) uma extensão eufemística extensão para os seios. Também pode incluir o pescoço até o queixo, e fala poeticamente da área para o colar de uma mulher.

Nenhum dicionário inclui a área genital feminina e dr. Bucaille não deu exemplos da literatura para sustentar sua idéia. Ele parece estar cumprindo sua queixa contra os outros. Ele está tentando "camuflar (seus problemas) com acrobacias dialéticas" (Campbell, O Alcorão e a Bíblia à Luz da História e [Middle East Resources, 1992, ISBN 1-881085-00-7] pg 182 -184).

Para evitar a atribuição de um erro científico ao Alcorão, alguns Muçulmanos afirmam que o Alcorão não está se referindo à produção de sêmen. Em vez disso, eles afirmam que o Alcorão se refere à área que fornece aos testículos a quantidade de sangue necessária para produzir sêmen. Típico de uma resposta Muçulmana é o seguinte proposto pelo Aluno (no livro de Bucaille):

A última parte deste versículo, isto é, "que emana de um lugar entre as costas (inferiores) e as costelas (inferiores)", geralmente tem sido tomada para implicar a parte do abdômen, que se situa entre esses pontos. Na Figura 1, esta parte foi mais ou menos marcada pelo triângulo vermelho ABC. Essa implicação, obviamente, levou os Muçulmanos a acreditar que o esperma em si ou os seus ingredientes básicos são feitos dentro da área (aproximadamente) marcada. Eu, sendo um novato nas áreas relacionadas, pedi a alguns dos amigos de meu médico sobre a produção do esperma e o fornecimento de seus ingredientes para o local final de sua fabricação. Em resposta, entre algumas outras coisas, foi-me dito que, embora o esperma masculino é formado nos testículos, o suprimento de sangue que, obviamente, é parte integrante da produção do esperma vem dentre as costelas e costas. Também me foi dito por um dos amigos de meu médico que as células que formam os espermatozóides são provenientes de entre as costelas e costas. Se isso for verdade, então as palavras do Alcorão não está cientificamente incorreta, como as palavras "que emana de um lugar entre as costas (inferior) e as costelas (inferior)", não implicam necessariamente "que emanam em sua forma final" apenas, mas também pode se referir à "emanação inicial”. (Fonte: INDISPONÍVEL – o site removeu o artigo; ênfase em negrito nossa)

O Aluno não está sozinho aqui. Tanto o dr. Jamal Badawi e dr. Zakir Naik fizeram a mesma afirmação a respeito do significado exato de S. 86:5-7. Recomendamos que nossos leitores vejam a visão do dr. Badawi debatida com Jay Smith, “É o Alcorão a Palavra de Deus?”, e a palestra do dr. Naik “Islã, Ciências Médicas e leis dietéticas” dadas no Hospital King Fahad, Jeddah, Arábia Saudita (28 de janeiro, 1996) para a documentação.

O problema com a explicação acima é que o dr. Naik, dr. Badawi e o Aluno são Muçulmanos Sunitas. De fato, em uma homepage encontraremos a seguinte afirmação:

Em “Understand Islam”, apresentamos a explicação do Islã à luz apenas do Alcorão e da Sunnah do Profeta Mohammed (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele). (Fonte: www.understanding-islam.com; ênfase em negrito nossa)

Isto significa que em vez de perguntar o que os médicos acham que a S. 86:6-7 significa ou invés de dar sua própria interpretação do texto, deve-se consultar a interpretação dada por Mohamed e seus seguidores sobre o significado correto dessa passagem. Uma vez feito isso, descobre-se que tanto Mohamed quanto seus seguidores entenderam a passagem de uma forma totalmente incompatível com as modernas descobertas médicas e científicas sobre a anatomia humana. O comentário a seguir é retirado de Tafsir Ibn, Surat At-Tagabun até o final do Alcorão, abreviada por um grupo de estudiosos sob a supervisão de Sheikh Safiur-Rahman Al-Mubarakpuri, Setembro de 2000:

<Ele é criado de uma água jorrada.>

significando o fluído sexual que saí jorrado do homem E DA MULHER. Assim, a criança é produzida POR AMBOS pela permissão de Allah. Por isso Allah diz,

<Procedente do meio da espinha dorsal e das costelas.>

significando a espinha (ou lombos) do homem e as costelas DA MULHER, que se referem ao seu peito. Shabib bin Bishr relatou de ‘Ikrimah, que narrou de Ibn ‘Abbas disse,

<Procedente do meio da espinha dorsal e das costelas.>

“A espinha dorsal do homem e as costelas da mulher. Isso (o fluído) é amarelo e de textura fina. A criança não nascerá se não FOR DE AMBOS (i.e. DO FLUÍDO SEXUAL DELES DOIS).” (Ibid, p. 439; ênfases em negrito e maiúsculas são nossas)

De acordo com Ibn Kathir, os primeiros Muçulmanos entendiam que a S. 86:5-7 estava se referindo ao fluido sexual fornecido tanto pelo homem quanto pela mulher na produção de uma criança. Isto implica que os primeiros Muçulmanos acreditavam que as mulheres contribuíram com esperma real necessário para determinar as características de uma criança.

Os hadiths fornecem provas adicionais de que tanto Mohamed e seus seguidores de fato assumem que as características de uma criança, junto com seu gênero, era o resultado direto do esperma contribuído por ambos os sexos masculino e feminino. Mohamed declarou:

"Quanto à semelhança da criança de seus pais, se um homem tem relações sexuais com sua esposa e tem uma descarga primeiro que ela, a criança vai se parecer com o pai, e se a mulher tem sua primeira descarga primeiro, a criança vai se assemelhar a ela". (Sahih al-Bukhari, Volume 4, Número 546)

"Narrou Zainab bint Um Salama: Um Sulaim, Ó Apóstolo de Allah! Verdadeiramente Allah não é tímido (de te dizer) a verdade. É essencial que uma mulher tome um banho depois de ter um sonho molhado (descargas sexuais noturnas)?" Ele disse: 'Sim, se ela perceber a descarga’. Nisso Salama riu e disse: 'Será que as mulheres tem uma descarga (sexual noturna)?’ Ele disse: 'Como, então, um filho se assemelharia à sua mãe? "(Sahih al-Bukhari, Volume 8, Livro 73, Número 113)

Que Mohamed está falando de espermatozóides femininos de verdade torna-se claro com a hadith seguinte:

Thauban, o escravo livre do Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele), disse: Enquanto eu estava de pé ao lado do Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) um dos rabinos dos Judeus veio e disse: a paz esteja contigo, ó Mohamed. Eu o empurrei de volta com um empurrão que quase o derrubou. Após isso, ele disse: Por que você me empurra? Eu disse: Por que você não diz: ‘Ó Mensageiro de Allah?’ O Judeu disse: Nós o chamamos pelo nome pelo qual ele foi nomeado por sua família. O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: Meu nome é Mohamed com que fui chamado por minha família. O Judeu disse: Eu vim para pedir-lhe (alguma coisa). O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: Essa coisa será de qualquer benefício para você, se eu te disse isso? Ele (o Judeu) disse: vou te dar meus ouvidos. O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) traçou uma linha com a ajuda da vara que tinha com ele e depois disse: Pergunte (o que quiser). Então o Judeu disse: Onde é que os seres humanos estariam no dia em que a terra mudasse para outra terra e os céus também (mudassem em outros céus)? O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: Eles estariam na escuridão, ao lado da Ponte. Ele (o Judeu) disse novamente: Quem entre as pessoas seria o primeiro a cruzar (a ponte)? Ele disse: Eles seriam os pobres entre os refugiados. O Judeu disse: Qual lhes seria o desjejum quando eles entrassem no Paraíso? Ele (o Profeta) respondeu: Uma coifa de fígado de peixes. Ele (o Judeu) disse. Qual seria a sua comida depois disto? Ele (o Profeta) disse: Um boi que foi alimentado em diferentes locais do Paraíso seria abatido por eles. Ele (o Judeu) disse: Qual seria a sua bebida? Ele (o Profeta) disse: Seria dado de beber da fonte que é chamada "Salsabil". Ele (o Judeu) disse: Eu vim para lhe perguntar sobre uma coisa que ninguém entre as pessoas na terra conhece, exceto um apóstolo ou um ou dois homens além dele. Ele (o Profeta) disse: Será de proveito se eu te responder? Ele (o Judeu) disse: Eu darei ouvidos a isso. Ele então disse: Eu vim para lhe perguntar sobre as crianças. Ele (o Profeta) disse: A substância reprodutiva do homem é branca e amarela a da mulher. Quando eles têm relações sexuais e a substância do macho prevalece sobre a substância da fêmea, é uma criança do sexo masculino que é criado pelo Decreto de Allah, e quando a substância do sexo feminino prevalece sobre a substância contribuída pelo homem, uma criança do sexo feminino é formado pelo Decreto de Allah. O Judeu disse: O que você disse é verdade, em verdade você é um apóstolo. Ele então retornou e foi embora. O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: Ele me perguntou sobre tais e tais coisas das quais não tive conhecimento até que Deus me deu a saber isso. (Sahih Muslim, Livro 003, número 0614)

Curiosamente, essa idéia não foi exclusiva a Mohamed, mas foi algo que os médicos Gregos acreditavam antes do advento do Islã. Comentários do dr. Lactantius:

"Nos versos acima nutfah é utilizado para descrever o fluido que jorra durante a relação sexual e claramente isso só pode se referir ao sêmen. No entanto, o professor Moore faz questão de traduzir nutfah na sura 76:2 como "fluido misturado"[3] e explica que este termo Árabe se refere aos fluidos masculino e feminino que contêm os gametas (espermatozóide e óvulo). Embora seja verdade que os antigos Gregos não teriam sido capazes de ver o esperma individual ou óvulos, estes só são visíveis através do microscópio, o Alcorão não menciona enfaticamente espermatozóides ou óvulos, ele simplesmente diz nutfah. Isso pode ser racionalmente traduzido como sêmen, ou um simples fluido germinal - que foi um termo usado tão cedo quanto Hipócrates [4] que falou dos fluidos reprodutivos masculino e feminino (mas, obviamente, não poderia ter tido conhecimento das células contidas no fluido). Se Moore deseja traduzir como fluido de esperma germinal, ele inadvertidamente reforça que o Alcorão está emprestando esta expressão dos Gregos".

E,

Outro Hadith diz: "Se o líquido de um macho prevalece na substância da mulher, a criança será um macho pelo decreto de Allah, e quando a substância do sexo feminino prevalece sobre a substância contribuída pelo macho, uma criança do sexo feminino é formada" [25]. Certamente isso não está de forma alguma se referindo a genes dominantes e recessivos, como certos Muçulmanos têm reclamado [26], mas está simplesmente repetindo a crença incorreta de Hipócrates que tanto homens quanto mulheres produzem espermatozóides masculinos e femininos. O sexo da criança resultante é determinado por qual esperma oprime o outro em força ou quantidade:

"... os dois parceiros possuem espermatozóides masculinos e femininos (sendo o macho mais forte do que a fêmea deve ser originário de um forte esperma). Aqui está mais um ponto: se (a) ambos os parceiros produzem um forte de esperma, em seguida, um homem é o resultado, enquanto que, se (b) produzem uma forma fraca, então uma mulher é o resultado. Mas, se (c) um parceiro produz um tipo de esperma e o outro outra, então o sexo resultante é determinado pelo o que prevalece em quantidade de esperma. Suponhamos que o esperma fraco é muito maior em quantidade do que o espermatozóide mais forte: então o esperma mais forte está sobrecarregado e, sendo misturado com fracos, resulta em uma mulher Se, pelo contrário, o esperma forte é maior em quantidade do que os fracos, e o fraco é oprimido, o que resulta é um homem "[27].

No início da Hadith, Mohamed diz que a substância reprodutiva dos homens é branca e que a das mulheres é amarelo. Isso soa muito parecido com o conteúdo branco e amarelo que é encontrado dentro dos ovos de galinha, e que Aristóteles era conhecido por dissecar”[28] (Fonte: Embriologia no Alcorão; ênfase em negrito nosso).

Portanto, descobrimos que Mohamed acreditava que as mulheres realmente produziam o esperma necessário para determinar ambos os sexos e as características do feto. Esta é uma idéia que Mohamed claramente tirou dos médicos Gregos como indicado pelo dr. Lactantius.

O Aluno também propõe uma teoria alternativa sobre o significado da S.86:5-7. O aluno afirma que a referência a "as costas e as costelas" é um eufemismo referindo-se ao órgão sexual masculino. O aluno explica por que o Alcorão não se limita a referir explicitamente o órgão sexual masculino em termos inequívocos:

Quanto à primeira questão em causa, é óbvio que o Alcorão, como qualquer literatura digna e sóbria faria, só tem evitado referências diretas (por extenso) ao órgão sexual masculino. Através das palavras que ele usou, o Alcorão fez uma referência completa eufemística para o ponto de emanação dos espermatozóides, evitando nomeá-lo com sucesso. Nomeá-lo com clareza teria afetado negativamente o valor literário do Alcorão. Na medida em que a objeção de que o estilo eufemístico do Alcorão, neste caso, tem afetado negativamente a clareza da mensagem e resultou em confusão em relação à implicação do versículo está em causa, na minha opinião, parece completamente fora de lugar. O simples fato de que o versículo anterior tenha se referido ao “líquido jorrando” (sêmen), que é seguida pelas palavras “que emana de”, traz à mente a fonte do “líquido jorrado”, sem muita dificuldade. Além disso, não se deve esquecer que mesmo que o esperma masculino foi realmente formado nos dois pontos estipulados, a menção desta fonte de formação do esperma masculino não tinha absolutamente nenhuma pertinência com a mensagem do Alcorão e as informações teriam sido de absolutamente nenhuma relevância para os Árabes da Antigüidade - os destinatários diretos do Alcorão... (ênfases em negrito nosso)

O único problema para trás o raciocínio do Aluno é que o Alcorão de fato se refere explicitamente às partes sexuais de um ser humano, especificamente às áreas sexuais de uma mulher e de uma forma bastante vulgar. Por exemplo, ao narrar a concepção virginal de e o nascimento de Jesus, o Alcorão, sem qualquer vergonha, refere-se a Maria como uma mulher que guardava seu órgão sexual:

E aquela que escudou sua virgindade (Árabe – farjahaa – ‘vagina’); então, sopramos, nela, algo de Nosso Espírito; e fizemo-la e a seu filho um sinal para os mundos. S. 21:91

E Maria, filha de Imran, que escudou sua virgindade (Árabe – farjahaa – ‘vagina’); então, sopramos nela algo de Nosso Espírito, e ela confirmou as palavras de seu Senhor e Seus Livros, e era dos devotos. S. 66:12

Mahmoud M. Ayoub contrasta as narrativas do nascimento no Evangelho de Lucas com o mencionado no Alcorão. Todas as ênfases em negrito e maiúsculas são nossas:

"Alinguagem deste versículo (Lucas 1:35) é claramente discreta. Implica em ausência de união sexual ou geração divina de qualquer tipo. Além disso, enquanto a descrição de Lucas concorda, tanto na forma e no espírito com a idéia da concepção de Cristo no Alcorão, a linguagem do Alcorão É MUITO MAIS EXPLÍCITA E ABERTA À INTERPRETAÇÃO". (Christian-Muslim Encounters, ed. Yvonne Haddad Yazbeck & Wadi Haddad Z. [University Press of Florida, 1995], p. 67)

Ele segue dizendo:

"... Depois de Maria Ele (autor - supostamente Deus) continua: “E ela que guardava bem [lit. fortificada] sua castidade [lit. órgãos reprodutores], e assim Nós sopramos NELA (para seu interior) de nosso espírito, e Nós fizemos dela e de seu filho um sinal [ou milagre, ‘Aya] para todos os seres" (S. 21:90-91).

"No segundo caso, o Alcorão fala de Maria como uma mulher justa que viveu em castidade rigorosa e em obediência a Deus: "E Maria filha de 'Imran que guardava bem o seu ÓRGÃO REPRODUTIVO farjaha, e assim Nós sopramos-lhe do nosso espírito" (S.66:12). A DECLARAÇÃO CORAJOSA E EXPLÍCITA PARECE TER CHOCADO TRADICIONALISTAS E COMENTARISTAS, de modo que a maioria deles tentou encobri-lo com diferentes e extravagantes significados ou encobriram com os comentários...

"Ibn Kathir interpreta a frase "bem guardado seu órgão reprodutor" significando: ".. salvaguardou e protegeu. Guardar bem Ihsan significa castidade e natalidade'. Ele comenta sobre a frase, "e assim Nós sopramos-lhe de nosso espírito", assim, "isto é, através do anjo Gabriel. Isto é porque Deus o enviou para ela e ele tomou para ela a forma de um homem de boa estatura (S.19:17). Deus lhe mandou SOPRAR NO PEITO DE SOBRE CAMISOLA. HIS BREATH DESCEU E PENETROU ÓRGÃO REPRODUTOR, E ASSIM A LEVOU A CONCEBER JESUS..." (Ibid.)

E finalmente:

"Abu Jafar al-Tusi, o médico jurista da comunidade Xiita, bem como seu discípulo conhecido al-Tabarsi, lêem as palavras: 'Nós sopramos nela’ de forma literal. Al-Tusi diz: "Tem-se acreditado que Gabriel SOPROU DENTRO DOS ÓRGÃOS REPRODUTORES, assim Deus criou Cristo nela..." (Ibid., p. 68)

Aqui está o comentário de Ibn Kathir sobre a S. 66:12:

<E Maryam, a filha de ‘Imran que guardou sua castidade (PARTES ÍNTIMAS).> significando que ela protegeu e guardou sua honra, sendo casta e livre de imoralidade,

<e sopramos NELA (NAS PARTES ÍNTIMAS) através de Nosso Ruh,> significando, através do anjo Jibril. Allah enviou o anjo Jibril a Maryam, e ele foi a ela em forma de homem por completo. Allah ordenou-lhe SOPRAR numa lacuna de sua roupa e o sopro desceu a seu útero ATRAVÉS DE SUAS PARTES ÍNTIMAS; foi assim que ‘Isa foi concebido. É por isso que Allah diz aqui,

<e Nós sopramos NELA através de Nosso Ruh, e ela testificou a verdade de Senhor Kalimat e Seu Kutub,> significando Seu decreto e Sua lei. (Tafsir Ibn Kathir, volume 10, Surat At-Tagabun to the end of the Qur’an, pgs. 75-76; ênfases em negrito e maiúsculas são nossas)

Em seu comentário da S. 19:22-23, Ibn Kathir diz:

"Allah, o Altíssimo, informa sobre Maryam que quando Jibril falou com ela sobre o que Allah disse, ela aceitou o decreto de Allah. Muitos estudiosos dos antecessores (Salaf) têm mencionado que neste momento o anjo (que era Jibril) soprou na abertura de sua roupa que ela estava usando. Em seguida, desceu o sopro até que ENTROU EM SUA VAGINA e ela concebeu pelo beneplácito de Deus". (Tafsir Ibn Kathir, Volume 6,  Surat Al-Isra, verso 39 até final de Surat Al-Mu'minun, primeira edição de julho de 2000, p. 244, grifo em negrito e maiúsculas são nossas).

Ibn Kathir fornece evidência adional de que farj se refere ao órgão sexual feminino. Em seu comentário da S. 2:223, sobre a proibição do sexo anal, ele escreve:

<... como Allah vos ordenou.>

isso se refere à Al-GFarj (A VAGINA), como Ibn ‘Abbas e outros estudiosos tem dito. Assim, o sexo anal está proibido, tal como mais adiante enfatizaremos se Allah permitir...

Ibn Jurayj (um dos que transmitiram a Hadith) disse que o Mensageiro de Allah disse...

((Pela frente ou por trás, contanto que ocorra NA FARJ (VAGINA)).

Abu Bakr bin Ziyad Naysaburi informou que Ismail bin Ruh disse que ele perguntou a Malik bin Anas, "O que você diz sobre fazer sexo com as mulheres no ânus?" Ele disse: "Você não é um Árabe? Se faz sexo além do lugar onde ocorre a gravidez? Faça-o apenas NA FARJ (VAGINA)." (Tafsir Ibn Kathir, Volume 1, partes 1 e 2 (Surat Al-FÁTIHA ao verso 252 da Surat Al-Baqarah), primeira edição Janeiro de 2000, pp 618, 619, 622; ênfases em negrito e capital nossas)

Muhammad Asad também reconheceu que o termo farjahaa significava literalmente a área sexual de uma mulher. Asad comenta sobre S. 21:91 e afirma:

"... Quanto à designação de Maria como allati ahsanat farjaha, idiomaticamente denotando 'aquele que guardava a sua castidade" (literalmente "SUAS PARTES ÍNTIMAS')..." (Asad, A Mensagem do Alcorão [Dar Al-Andalus Limited, Gibraltar, rpt 1993.], p. 500, f. 87; ênfases em negrito e maiúsculas nossas)

Aqui está o último exemplo Muçulmano que demonstra que farj se refere ao órgão feminino:

Narrou Basrah:

Um homem da Ansar chamado Basrah disse: me casei com uma mulher virgem em seu véu. Quando fui possuí-la, eu encontrei-a grávida. (Mencionei isso ao Profeta). O Profeta (paz seja sobre ele) disse: Ela vai ter o dote, por que você fez sua VAGINA (FARJ) lícita para você. A criança será seu escravo. Quando ela parir (a criança), a açoite (de acordo com a versão do al-Hasan). A versão de Ibn AbusSari tem: Vós, povo, açoitem-na, ou disse: inflijam punição dura para ele. (Sunan de Abu Dawud, Livro 11, Número 2126)

O escritor Cristão Abd al-Masih nos dá a seguinte perspectiva sobre esta questão. Comentando sobre S. 21:91, al-Masih nota:

"Quem lê o versículo 91 da Sura al-Anbiya’ 21 com cuidado pode se envergonhar. É escandaloso como Muhammad e seu espírito de revelação elevaram Maria como a mais importante de todas as mulheres, e ao mesmo tempo, arranca o véu de sua castidade. Sua auto-proteção não é descrita em um eufemismo, mas é calculado brutalmente, como em um negócio:

‘E ela guardava sua vagina [farj], então sopramos para dentro dela nosso espírito (Sura al-Anbiya’ 21:91).

Esta revelação não é uma honra, mas uma exposição. Talvez era costume entre os beduínos falar com desprezo e descuidadamente sobre as mulheres. Mas isso só mostra a regra dos homens Árabes e seu desprezo pelas mulheres. Se a melhor das mulher é citada assim, o que acontece com as outras! Os homens nunca são descritos dessa maneira. Eles permanecem cobertos, super santos e sempre justos ". (Abd al-Masih, que Who Is The Spirit From Allah In Islam? [Light of Life, PO Box 13, A-9503, VILLACH ÁUSTRIA], pp 46 -47)

O autor segue comentando na S. 66:12:

“O segundo problema é causado pela língua Árabe Em Árabe, Allah não diz: ‘então sopramos nela de nosso espírito", mas "para dentro dele/a". Para quem o espírito foi soprado, para o embrião ‘Isa? Isso é difícil de aceitar, porque então ‘Isa teria existido no ventre de Maria já antes o espírito soprar para dentro dela. Isso significaria que Deus criou ‘Isa de antemão ou que ele existia antes de ser concebido. Ambas as opções estão fora de a questão para os estudiosos Islâmicos.

Em que é que o Espírito de Deus soprou? É quase inominável​​, mas a última expressão na frase anterior, que é masculino em árabe, é a expressão dos órgãos genitais de Maria [43]. O sentido literal da declaração de Alá em Árabe é, então, “então sopramos para dentro da vagina dela [FARJ] do nosso espírito”. Isso chacoalha o estômago de alguns dos nossos leitores.

Rudi Paret, o melhor tradutor do Alcorão para o Alemão, confirma o significado desta frase em uma nota de rodapé. Isso parece não só para nós, mas também para muitos estudiosos Islâmicos ser uma blasfêmia. Ibn Mas'ud foi tão longe para sugeriu que o texto do Alcorão deveria ser alterado para se ler "assim nós sopramos-lhe [Maria] de nosso espírito". É reconfortante ver que há Muçulmanos que preferem a possibilidade de um Alcorão falível a uma blasfêmia como essa.

Outros comentaristas explicam a expressão ‘dentro dela’ como o coração de Maria ou seu corpo, que são masculinos em Árabe, mas não são mencionados no texto. Isto não é nada, mas tentam encobrir o problema, mas o problema em si permanece. A suposição de que se tratava de um espírito imundo, que falou através de Mohamed é óbvia. É quase impossível imaginar que os Muçulmanos afirmam que Jibril fez isso. Aqui a declaração do falso espírito imundo está contra o Espírito Santo e nobre "(Ibid., pp 53-54; ênfase nossas).

Na nota de rodapé acima, o autor declara:

43. Segundo al-Nasafi: “na vagina dela” (Madarik al-Tanzil, volume 4, p. 272). (ibid. p. 53)

Outra referência ainda mais explícita à área sexual feminina inclui:

“Por certo, haverá para os piedosos triunfo: Pomares e videiras, e donzelas, de incipientes seios (kawa’ib), da mesma idade, e taça repleta”. S. 78:33

Ibn Kathir comenta sobre o significado de kawa’ib:

<E vinhas, e Kawa’ib Atrab,> significa, moças de grande olhos COM DESENVOLVIMENTO COMPLETO DOS SEIOS. Ibn ‘Abbas, Mujahid e outros disseram,

<Kawa’ib> “Isso significa SEIOS REDONDOS. Quiseram dizer, assim, QUE OS SEIOS DESSAS MOÇAS SERÃO TOTALMENTE REDONDOS, SEM FLACIDEZ, porque serão virgens, de idade equivalente...” (Tafsir Ibn Kathir, Volume 10, pg. 333-334; ênfases em negrito e maiúsculas são nossas).

Outro famoso comentarista, ar-Razi, declarou em seu Tafsir (Volume 8, pg. 311) que:

“As kawa’ib são as moças rechonchudas (nawahid) cujos seios estão COMPLETOS (taka ‘abat) e REDONDOS (tafallakat).” (ênfases em negrito e maiúsculas são nossas)

Curiosamente, um escritor Muçulmano Sunita cita algumas autoridades Muçulmanas que reconhecem que a linguagem do Alcorão pode ser muito erótica e que esta referência em particular pode até deixar as pessoas excitadas. Em resposta à injustiça de os homens ter até 70 esposas enquanto as mulheres só terão um marido no paraíso, GF Haddad afirma:

Não sabemos com certeza que haverá uma restrição desse tipo sobre as mulheres, até mesmo porque o inverso dificilmente seria mencionado a uma mulher decente. Uma mulher no mundo tradicional iria considerá-la uma coisa horrível e diria "Você pode ter todos os homens que você quiser!" O Alcorão nunca iria usar linguagem imprópria. No entanto, o Alcorão menciona que para os habitantes do Paraíso - masculinos e femininos - {Vão servi-los jovens imortais} (56:17), {Vão servi-los jovens de juventude eterna, a quem, quando vocês os verem, veriam como pérolas espalhadas} (76:19). Se isso não fizer uma mulher feliz, então, como Imam al-Shafi’i a alguém QUE NÃO É MOVIDO POR POESIA ERÓTICA, "Você não tem sentimentos". Quanto aos homens crentes, como um dos Awliya disse, alguns deles precisarão de GHUSL apenas POR OUVIR O VERSO {meninas peitudas da mesma idade} (78:33). Quanto a nós de coração duro e analfabetos podemos lê-lo e lê-lo sem efeito. (Haddad, Sexo com escravas e os direitos das mulheres; fonte; grifos em sublinha e maiúsculas são nossos)

Ghusl refere-se, neste contexto específico, ao banho ritual do corpo que um Muçulmano deve realizar após a relação sexual ou por causa de uma descarga seminal. O que o autor está dizendo é que, essencialmente, a Sura 78:33 pode levar uma pessoa a ser despertada, de tal forma que ele acaba tendo uma ejaculação!

Imaginar que no paraíso encontram-se mulheres com seios redondos e firmes para o prazer sexual é algo bastante incrédulo para dizer o mínimo.

A idéia de ter relações sexuais no Paraíso levou alguns Muçulmanos a interpretar essas passagens metaforicamente. Estes, por sua vez, levaram à suposição de que a descrição é meramente uma tentativa poética de descrever o que é indescritível.

Infelizmente para esses Muçulmanos, Mohamed não vai permitir tal interpretação. Em Sahih Muslim, nº. 6793 e 6797, lemos:

“No Paraíso... cada pessoa teria duas mulheres (tão bonitas) que a medula de suas canelas se vislumbraria sob a carne e não haveria ninguém sem uma esposa no Paraíso”.

Em Mishakat Al-Masabih, Mohamed indica:

"Ao crente será dada força tal e tal no Paraíso para a relação sexual. Foi questionado: Ó profeta de Allah! Ele pode fazer isso? Ele disse: “Ele terá a força de cem pessoas”(Livro IV, cap XLII, Hadith nº 24, transmitida por Tirmizi que classificou este Hadith como autêntica)

Bilal Philips, em resposta à espiritualização de Yusuf Ali na passagem relativa aos prazeres sexuais no paraíso, escreve:

"Em uma tentativa de atrair o leitor ocidental de origem cristã, alguns tradutores do Alcorão têm erroneamente interpretado suas referências claras para o prazer sexual no paraíso de forma simbólica. Por exemplo, em seu comentário sobre o versículo, E para eles (no paraíso) há mulheres que são Mutahharatun (puras) (Surah al-Baqarah 2:25), o tradutor do Alcorão Abdullah Ali Yusef afirma o seguinte: Então haverá companheirismo Se o sexo é sugerido, suas associações físicas são ao mesmo tempo negadas pela adição da palavra Mutahharatun - pura e santa. O árabe está na forma intensiva e deve ser traduzido por dois adjetivos que denotam pureza no mais alto grau. A companhia é a de almas e se aplica a ambos os sexos no mundo físico de homens e mulheres (A. Yusef Ali, O Alcorão Sagrado, (trad.), (Brentwood, Maryland: Amana Corp, 1983) p.22 nota 44). Há muitos versículos do Alcorão e tradições proféticas que se referem aos aspectos físicos de homens e mulheres no paraíso. Por isso, não pode se afirmar precisamente que a companhia é a de almas e não de seres que possuem ambas as almas e corpos. O termo ‘Mutahharatun’ na verdade, apenas confirma que os corpos no paraíso estarão livres dos defeitos e da decadência dos corpos nesta vida, como o vinho, mel e leite do paraíso não se azedarão e não intoxicarão. Mutahharatun (purificadas) de sujeira e detritos. Mujaahid, seu aluno disse, (purificadas) de menstruação, fezes, urina, catarro, muco saliva e parto (Veja Muhammad Alee as-Saaboonees, Mukhtasar Tafseer Ibn Katheer, (Beirute: Daar al-Quraan al-Kareem, 7 ª ed, 1981, vol 1, p. 44). Com base em sua equivocada interpretação, Yusef Ali foi obrigado a traduzir mal todas as referências óbvias aos prazeres físicos do paraíso. Por exemplo, em Surah Naba (78) ele traduz o versículo 33 (wa kawaaiba atraaban) como companheiros da mesma idade, (O Alcorão Sagrado, p. 1676). ‘Atraaban’ significa da mesma idade, de acordo com Ibn Abbaas (Mukhtasar Tafseer Ibn Katheer, vol 3., pp 434 e 593), no entanto Kawaaiba não significa companheiro. Kawaaib é o plural de Kaaib que significa uma garota cujos seios estão começando a inchar ou aquela que tem seios PROEMINENTES (E.W. Lane, Léxico Áraba, vol. 2, p. 2616). Kawaaib significa MENINAS COM SEIOS GRANDES (J. Milton Cowan, ed., Dicionário da escrita Árabe moderna, (Beirute: libraire Du Liban, 1980), p. 831) Ibn Katheer citou tanto Ibn Abbaas e Mujaahid como dizendo, Kawaaib significa Nawaahid Ele então passou a explicar, Eles (Ibn Abbaas e Mujaahid) quiseram dizer os seios delas (das mulheres do paraíso) são proeminentes e não caídos porque são virgens (ver também Surah al-Waaqiah 56:35-37 (Mukhtasar Tafeer Ibn Katheer, vol. 3, p. 593). Assim, o versículo realmente se refere ao seio das mulheres do paraíso como sendo volumosos e firmes). Esta visão de Ali Yusef foi refutada grandemente por Mujlisul-Ulama da África do Sul, numa uma discussão sobre os erros de Yusuf Ali, (Transvaal, Rep. África do Sul; 16-26, 44-50)" (Ibn Taymeeyahs, ESSAY ON THE JINN (DEMÔNIOS) [Publicado pela International Islamic Publishing House, Riyadh, Arábia Saudita, 1998], pp 28-30, nota 2;. Ênfases em negrito e maiúsculas são nossas).

Ainda mais surpreendente é o comentário de Ibn Kathir sobre S. 56:35-37:

Abu Dawud At-Tayalisi registrou que Anas disse que o Mensageiro de Allah disse:

<no Paraíso, ao crente será dado tal e tal força para [lidar] com as mulheres.>

Anas disse: "Eu perguntei: 'Ó Mensageiro de Deus! Será que há um ser capaz de fazer isso?” Ele disse:

<A eles será dada a força DE CEM (HOMENS)> At-Tirmidhi também registrou isso e disse: “Sahih Gharib”. Abu Al-Qasim At-Tabarani registrou que Abu Hurayrah disse que o Mensageiro de Allah foi perguntado: "Ó Mensageiro de Deus! Será que vamos ter relações sexuais com nossas esposas no Paraíso?" Ele disse:

<O homem será capaz de ter relações sexuais com uma centena de virgens em UM DIA.>

Al-Hafiz Abu ‘Abdullah Al-Maqisi disse: “Na minha opinião, a Hadith atende aos critérios do Sahih, e Deus sabe melhor”. (Tafsir Ibn Kathir - Resumida, Volume 9, Surat Al-Jathiyah até o fim de Surat Al-munafiqun, pg 429-430; ênfases em negrito e maiúsculas são nossas)

À luz dos exemplos anteriores, vemos que a explicação dada pelo Aluno Muçulmano é sem valor. Tanto o Alcorão e quanto as tradições Islâmicas são bastante explícitas ao descrever as partes do corpo sexual das mulheres, muitas vezes em detalhes bastante explícitos. Portanto, com base nos próprios critérios Aluno, o Alcorão não pode ser classificado como literatura decente, devido à sua representação explícita do órgão sexual de uma mulher, ou pela alegação de que Alá assoprou no órgão sexual de uma mulher fazendo-a conceber, ou por sua declaração de que as donzelas no paraíso terão os seios firmes redondos. No relatório da concepção de Jesus, o vocabulário do Alcorão é simplesmente vulgar e inconveniente. Quanto à descrição das donzelas do paraíso há um outro aspecto ainda. Não é uma indicação neutra de informação factual (como a afirmação "estas donzelas serão perfeitas em todos os aspectos” diz), mas a descrição é projetada para despertar o desejo sexual nos ouvintes e o desejo de ir para este lugar onde as moças estão à espera dos fiéis. Como tal, o Alcorão está usando um apelo direto aos desejos sexuais dos homens para convencê-los a acreditar e lutar pela causa do Islã. Isto é muito similar aos truques em comerciais modernos onde as empresas anunciam usando imagens de mulheres nuas para vender carros ou qualquer outro produto. Terminando esse desvio, podemos concluir que a explicação do aluno parece ser mais uma tentativa de salvar o Alcorão de um erro científico grosseiro do que uma interpretação correta do texto em questão.

À luz das considerações anteriores, verificamos que a interpretação da S. 86:5-7 proposta pelo dr. Badawi, Dr. Naik e o Aluno são mais uma interpretação particular que visa tornar a ciência compatível com o Alcorão. Ao fazer isso, essas pessoas devem ignorar a interpretação autêntica de seu Profeta e de seus companheiros, a fim de evitar os erros grosseiros contidos tanto no Alcorão quanto na Hadith. Por isso, já não é mais o Alcorão que é o critério de Deus para distinguir entre a verdade e o erro. Pelo contrário, é a ciência que agora determina a alegada ‘revelação’ de Deus.

Nota: Com toda a justiça, o Aluno afirma que o Alcorão não é um livro científico e que os versículos em questão devem ser entendida à luz de seu contexto histórico. O Aluno tem a pretensão de que estes versos tinham importância para aqueles que o ouviram pela primeira vez no século VII. Assim, a fim de compreender o significado do Alcorão é preciso primeiro procurar saber do que estes versos significaram para aqueles que ouviram pela primeira vez, ao invés de aplicar o conhecimento científico moderno sobre a correta interpretação do Alcorão. No entanto, quando isso for feito, descobrimos que o entendimento inicial Muçulmano da S. 86:5-7 é totalmente incompatível com o conhecimento científico moderno.


* This article is a translation of "The Quran on Semen Production" - original

* Este artigo é uma tradução de "The Quran on Semen Production" - original

Voltar para a página principal

Back to English version


Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Muhammad, Muhamad, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.

Se você encontrar qualquer equívoco sobre fatos (seja por erro de digitação ou por má interpretação doutrinária) nestas páginas, ou palavras ofensivas, me contate que sentirei-me feliz em as corrigir.