Respondendo ao islã
Sejam bem-vindos

A Verdade Sobre Casamentos entre Muçulmanos e Cristãos

James M. Arlandson

Este artigo responde a uma pergunta que recebo constantemente por email: Pode uma mulher Cristã casar-se com um Muçulmano? Ou, pode um homem Cristão casar-se com uma mulher Muçulmana?

Um homem Muçulmano está permitido a casar-se com uma mulher Cristã, mas um homem Cristão não pode casar-se com uma mulher Muçulmana.

Lembro-me de ouvir isso numa entrevista no rádio com um Muçulmano alguns anos atrás. Logo que a entrevista começou, o apresentador perguntou ao Muçulmano se ele era casado. Ele respondeu que o Islã é tão aberto e tolerante que ele se casou com uma Cristã. O Islã significa igualdade e não discriminação.

Porém, o hábil entrevistador perguntou-lhe se o Islã permite que um homem Judeu ou Cristão case-se com uma mulher Muçulmana. O entusiasmo do visitante caiu um pouco. Ele teve de admitir que o Islã não permite isso. O apresentador do rádio teve de pressionar mais neste ponto, dizendo que a primeira afirmação do entrevistado foi um pouco equivocada, não foi? Eles discutiram por um ou dois momentos. Então, se bem me lembro, o apresentador do rádio percebeu que o entrevistado visitante estava desconfortável e mudou o assunto.

Este pequeno artigo em Inglês de um site Muçulmano, representando muitos outros, fala sobre os casamentos religiosamente mistos.

Não está permitido que uma mulher Muçulmana se case com um homem não-Muçulmano.

Está permitido que um homem Muçulmano se case com uma mulher Cristã/Judia rigorosamente sob essas duas condições:

  1. Ela é verdadeira Cristã/Judia – não só de nome e/ou herença.
  2. Ela não renegou o Islã e se tornou Cristã/Judia

Por que o casamento é permitido apenas em uma direção? Talvez a cultura Árabe do século VII nos responderá essa pergunta. Talvez o próprio Alcorão não honre as mulheres, casadas ou não.

O que o Novo Testamento diz sobre este assunto?

O Alcorão

Para o contexto histórico e literário da sura (capítulo) a seguir, por favor, clique aqui (em Inglês).

O Alcorão na sura 5:5 diz:

... Está-vos permitido casardes com as castas, dentre as fiéis [Muçulmanas], e com as castas, dentre aquelas que receberam o Livro antes de vós [Cristãs e Judias] ...

Este verso, como se nota, diz que o Islã permite um homem a se casar com uma mulher não-Muçulmana que seja Cristã ou Judia, mas um Judeu ou um Cristão não pode se casar com uma Muçulmana. (Este artigo eu dirijo especificamente à comunidade Cristã). Qual a lógica por traz dessa regra?

Sem qualquer dúvida, o Islã é patriarcal, então um homem Muçulmano deve ter o controle final do relacionamento. Por exemplo, a sura 4:34 diz que um marido pode bater em sua esposa, mas nenhum verso do Alcorão diz que uma esposa possa bater em seu marido – como se a violência doméstica fosse aceitável de qualquer forma.

É verdade que Mohamed no começo respeitou o Judaísmo e o Cristianismo, mas ele se rebelou contra eles ao longo de sua vida. Isso, então, significa que na cultura Árabe do século VII um homem Muçulmano pode dominar sua esposa ou esposas, mas um homem Cristão não pode dominar sua esposa Muçulmana.

O Islã se alegar ser a melhor e última religião de toda a humanidade, e um Muçulmano pode converter sua esposa submissa. Talvez na mente de Mohamed nenhuma mulher jamais conseguiria converter um Muçulmano, se fosse um tradicional. Hoje isso é especialmente verdadeiro se ele vem de uma região mais dura de algum país Islâmico ou se vem de uma linhagem de família Muçulmana mais rígida.

Por conseguinte, as mulheres Cristãs devem ter cautela sobre se casar com homens Muçulmanos. O Islã não dá os mesmos direitos às mulheres que dá aos homens. De fato, o Alcorão claramente diz que as mulheres são inferiores aos homens.

E ainda, pra ser bem direto, mas também justo, o Islã geralmente é cruel. É sabido que o Alcorão permite ao homem ter mais de uma esposa e, ainda, fazer sexo livremente com todas as escravas que ele possuir. Este artigo comenta os vários casamentos de Mohamed. Este outro artigo lista 10 atitudes do Alcorão que oprimem as mulheres. E este aqui mostra a opinião de Mohamed sobre as mulheres, inclusive a instrução para bater nas esposas.

Sendo assim, os Cristãos não devem trocar o Filho Eterno de deus que liberta as pessoas e oferece o amor de Deus por um mensageiro humano e mortal como Mohamed (Suras 3:144; 39:30; 41:4), o qual comumente é cruel, misógino e duro. O Islã não honra as mulheres.

Se uma mulher Cristã se casa com um Muçulmano mas mantém suas crenças, tais como a Filiação de Cristo e sua Soberania, então, ipso facto ela mantém uma falsa crença e pode ser considerada ‘herege’ ou ‘infiel’, se o Alcorão e a teologia Islâmica Tradicional forem seguidas consistentemente.

E também, os filhos seriam Muçulmanos, Cristãos ou seculares? A resposta está clara, se o Islã for seguido consistentemente.

Que tipo de casamento seria este? Onde está a conexão espiritual e acordo entre o marido, esposa e Deus?

O Novo Testamento

O Novo Testamento trata do casal a se casar em pés de igualdade.

O Novo Testamento, em I Coríntios 7:39 diz que uma mulher Cristã pode se casar apenas com um homem Cristão (e vice-versa) (veja também II Coríntios 6:14-18). Num primeiro instante, este conselho divino parece ser muito restritivo, mas, olhado mais profundamente, demonstra muita sabedoria. Se um casal começa sua caminhada juntos com a mesmo fé e teologia, então a pressão de se converter o parceiro a alguma outra fé não existe. Um parceiro não tem que ‘evangelizar’ o outro parceiro. E nenhum dos cônjuges começa o casamento com o status de ‘infiel’ e ‘herege’.

No Cristianismo Bíblico, o homem e a mulher devem ter um profundo relacionamento espiritual com Jesus Cristo, individualmente, através do poder do Espírito Santo antes de se tornarem uma só carne no casamento. Isso significa que sua intimidade espiritual com o Senhor será compartilhada na própria intimidade do casal entre si.

E também esta verdadeira igualdade espiritual remove qualquer coisa patriarcal. A esposa já concordar com o marido nos assuntos da religião, então que necessidade ele tem de controlar o relacionamento e forçar leis religiosas?

De certa forma, o Islã reconhece esta restrição quando proíbe um Muçulmano de se casar com politeístas ou idólatras (Sura 2:221). Eles estão longe demais teologicamente falando. Semelhantemente, embora nenhum seja politeísta, o Islã e o Cristianismo também estão muito distantes teológica e espiritualmente falando; notadamente na negação de Mohamed sobre a Jesus Cristo ser Filho de Deus, uma doutrina Cristã essencial e inegociável. O Islã erroneamente denota Jesus como um mero profeta. O Novo Testamento em qualquer lugar afirma que ele é o Filho de Deus.

Os Muçulmanos não recebem o Espírito Santo porque eles não recebem a Jesus Cristo como Salvação e Senhor. De fato, a teologia Islâmica erroneamente reduz o Espírito Santo ao anjo Gabriel. Isso significa que um casamento entre um Muçulmano e uma Cristã seria desequilibrado. E isso é um risco para o Cristão, já que ela estaria mais vulnerável a um patriarquismo muito forte que pode feri-la com o passar do tempo.

Lembre-se: o Alcorão dá permissão para os maridos baterem em suas esposas, se os maridos apenas acharem que elas estão sendo rebeldes (Sura 4:34).

Deixando de lado essa razão, se um Cristão entende o Novo Testamento, então ele ou ela não deve se casar com um Muçulmano, pro razões espirituais e teológicas.

Um casal Cristão deve manter unidade espiritual. Devem criar seus filhos em harmonia espiritual como seguidores de Cristo.

Conclusão

A minha crítica não é contra os Muçulmanos, mas contra o Islã como um sistema religioso e contra sua história violenta desde tempos antigos, quando o próprio Mohamed fundava sua comunidade original e contra as mais recentes histórias de violência.

A verdade sobre estas coisas deve ser evidenciada.

Assim, este artigo não tem nada a dizer sobre raça. Tanto o Cristianismo quanto o Islamismo permitem o casamento de diferentes raças. Por exemplo, um Cristão branco pode se casar com uma Cristã negra. Sem problema algum. No Cristianismo, a única exigência é que o outro creia e siga a Cristo, e receba o Espírito Santo.

Este artigo é todo sobre valores e teologia. O mais importante: é sobre nosso relacionamento com Jesus Cristo – ou a falta desse relacionamento, infelizmente.

A diferença entre o Islã e o Cristianismo sobre os casamentos religiosamente mistos é simples:

O Islã permite homens Muçulmanos a se casarem com mulheres Cristãs, ponto. Ele não permite que um homem Cristão se case com uma mulher Muçulmana. Então a alegada ‘tolerância’ do Islã e ‘ausência de discriminação’ é uma rua de mão única. Os homens estão no controle. É fato que os homens Muçulmanos, em particular, podem não ser autoritários e nem controladores. Porém, se eles seguem o Alcorão, então eles têm permissão para exercer muita autoridade patriarcal, como notado antes, por exemplo, na Sura 4:34, a qual permite que os homens batam em suas esposas. Os filhos devem ser educados como Muçulmanos, se um homem Muçulmano – o cabeça da casa – seguir o Islã. Assim, a família não será harmoniosa.

O Cristianismo, em contraste, diz que um casal Cristão deve carregar o jugo igual, espiritualmente, em Cristo. Isso significa que o casal não deve temer por grandes diferenças teológicas. Eles começam em união. O homem não tem de temer sobre sua esposa ser infiel à sua religião. O homem não pode exercer controle patriarcal só para forçar uma unidade. Os filhos são criados como Cristãos, pequenos seguidores de Cristo. A família é, então, harmoniosa.

Em Cristo, há harmonia familiar. Na religião do Islã há diferenças familiares e conflitos potenciais em casamentos religiosos mistos.

 


* This article is a translation of "The truth about Muslim-Christian marriages" - original

* Este artigo é uma tradução de "The truth about Muslim-Christian marriages" - original

Voltar para a página principal

Back to English version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.

 

Se você encontrar qualquer equívoco sobre fatos (seja por erro de digitação ou por má interpretação doutrinária) nestas páginas, ou palavras ofensivas, me contate que sentirei-me feliz em as corrigir.